34.5 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Hoje é o último dia para requerer isenção de taxa em processo seletivo da Unemat

Hoje, quinta-feira (30), é o último dia para realizar sua inscrição com pedido de isenção de taxa no Processo Seletivo Simplificado da Unemat para ingresso no segundo semestre deste ano.Esta edição oferta 640 vagas em 13 turmas especiais de oferta única, distribuídas entre os municípios de Confresa, Itiquira, Juara, Luciara, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Vila Rica.

O resultado dos pedidos de isenção de taxa será publicado no dia 8 de julho, com interposição de recursos sendo feita em 11 e 12, e o resultado dos recursos no dia 15.

A taxa de inscrição é de R$ 100 e o  pagamento para quem teve o pedido de isenção indeferido pode ser feito até dia 19 de julho, que também é a data de vencimento do boleto bancário.

No dia 21 de julho serão divulgadas as inscrições deferidas e indeferidas, com a interposição de recursos sendo feita no dia 22 e o resultado dos recursos no dia 25.

Os locais de prova serão divulgados no dia 27 de julho.

COTAS

A Unemat adota sistema de ações afirmativas: todos os cursos oferecidos destinam vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, dentro das quais são ofertadas as vagas para candidatos negros, indígenas e com deficiência, ou seja, as pessoas que concorrem a estas vagas também devem ter estudado em escola pública.

As cotas para candidatos negros incluem negros de pele escura (pretos) e negros de pele clara (pardos).

Em cursos com 40 vagas, 24 são reservadas para alunos que cumpriram integralmente o Ensino Médio em escola pública. Destas 24 vagas, 10 são para estudantes negros, 2 para estudantes indígenas, 1 para estudantes com deficiência e 11 para os demais candidatos de escola pública. A ampla concorrência terá 16 vagas.

Já nos cursos de 50 vagas, a ampla concorrência terá 20 vagas, enquanto os alunos de escola pública terão 30. Destas 30, os candidatos pretos e pardos terão 13 vagas, os candidatos indígenas terão 2, as pessoas com deficiência terão 1 e os demais estudantes de escola pública terão 14 vagas.

Ao todo, são 26 vagas destinadas para indígenas, 166 vagas para estudantes negros, 13 para pessoas com deficiência, 179 para demais alunos da rede pública e 256 para ampla concorrência.

 

Da Redação (com informações da Assessoria)

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO