23.1 C
Rondonópolis
quarta-feira, novembro 27, 2024

Hermélio Silva lança livro histórico sobre Rondonópolis

O escritor rondonopolitano Hermélio Silva lança o livro “Rondonópolis do Alto”, no dia 28/02, às 08h00, na banca “Pamonha Paulista”, na feira da Vila Operária, em Rondonópolis, Mato Grosso.

São informações e dados históricos da cidade de Rondonópolis, numa linguagem simples, despojada, que orienta uma visita sobre a cidade, com os detalhes do passado e imagens exuberantes do presente.

“’Rondonópolis do Alto’ é uma obra completa em conteúdo. No presente e no futuro é e será mais uma rica fonte de pesquisa, sendo que está muito bem fundamentada, com datas históricas que marcaram o surgimento da nossa Rondonópolis”, comentou o jornalista Roberto Nunes.

Nele, podemos nos deliciar com informações importantes como a história da doação da área que viria a se tornar a cidade de Rondonópolis, doada em 1915 pelo governador da época, Joaquim da Costa Marques, passando pelo Casario, onde de fato a cidade nasceu, contando a história de suas ruas centrais bem traçadas, da Escola Major Otávio Pitaluga – EEMOP, assim como vários outros pontos, praças e prédios que contam a história da cidade.

“Com a chegada dessa obra, Rondonópolis terá um capítulo à parte em sua história, ampliando seu legado cultural e artístico. Quem ganha são todos os cidadãos dessa cidade de muitos povos e de muitas crenças. Rondonópolis ainda está na juventude de sua jornada, e creio, em meu modesto conhecimento, que se fortalecerá cada vez mais, rumo ao conhecimento e à independência literária. Um olé à cultura!”, pondera o escritor Édson Ceretta, que apresenta a obra. 

O livro tem 74 páginas, em papel couchê, com acabamento especial, traduzido por Jerry Mill e Lia Cancio Pucci, prefaciado pelo jornalista Roberto Nunes e editado pela E. O. S. Editora.

“É um trabalho demonstrando o amor que tenho por Rondonópolis. É uma declaração de amor. O livro é uma viagem turística imaginando que você esteja num helicóptero, num avião, num drone, nas asas da imaginação ou de uma arara. Você cria um roteiro turístico e vai contando a história e mostrando as imagens atuais. Serve até para os concurseiros se inteirarem dos dados mais importantes da nossa metrópole Rondonópolis”, explica o autor.

Sinopse: “A obra realiza um sobrevoo em Rondonópolis, cidade de apenas 67 anos de vida, que possui entroncamento de duas rodovias federais e representa a segunda maior economia do estado de Mato Grosso. De linguagem acessível, em uma edição trilíngue (português, inglês e espanhol), “Rondonópolis do alto” apresenta elementos sobre a terra, as vias pavimentadas, a mata, os rios, as pontes. O livro aborda a cidade de um jeito simples e direto, mostrando os principais pontos do lugar, além de trazer informações históricas e turísticas. Tudo é contado como se fosse uma prosa com amigos e sem a preocupação linear da história, mas sim do roteiro físico. Através dela, o leitor poderá fazer uma rápida viagem multicultural nessa cidade cosmopolita."

Fruto de um projeto incentivado pela Lei Aldir Blanc em Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer/Governo de Mato Grosso, com a Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo/Pátria Amada Brasil – Governo Federal.

Lançamento

Dia: 28/02

Horário: 08h00.

Local: Banca “Pamonha Paulista”, feira da Vila Operária.

Usaremos todos os protocolos de segurança contra o Covid-19, mas na dúvida recomendamos informar o e-mail ou o WhatsApp que enviaremos o livro digital.

Contato do autor: 9-9675-7275.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO