POLÍTICA

Vereadores se comprometem a buscar recursos para construção da Cidade do Trânsito

Em reunião com o presidente do Detran, o presidente da Câmara Municipal obteve uma resposta positiva sobre o pedido de uma agência na Vila Operária

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Teodoro Moreira Lopes, o Dóia, esteve em Rondonópolis na útima quinta-feira (17), onde participou de uma reunião na Câmara Municipal de Rondonópolis. Na oportunidade, Dóia ouviu as principais reclamações em relação ao atendimento prestado pelo Detran no município, especialmente sobre a demora na liberação de documentos.

Comandada pelo presidente da Casa, Ananias Filho (PR), a reunião contou com a participação dos vereadores, do deputado federal Wellington Fagundes (PR), despachantes e proprietário de auto-escolas e de revendas de automóveis. Dentre as principais reivindicações estava a construção da Cidade do Trânsito, um local que deve concentrar todos os serviços prestados pelo órgão, assim como a disponibilização de um local para que as auto-escolas possam usar em seus treinamentos e testes para a obtenção da carteira nacional de habilitação (CNH).

Segundo Dóia, o projeto de construção da Cidade do Trânsito em Rondonópolis está pronto, no entanto, não há recursos disponíveis para a realização da obra. Por este motivo, o presidente do Detran pediu a colaboração da classe política do município para viabilizar tais recursos. “Sem essa ajuda não conseguiremos construir essa Cidade do Trânsito tão cedo”, lamentou.

Diante disso, os vereadores de Rondonópolis se comprometeram a intermediar a busca pelos recursos para a execução da obra através de emendas dos deputados estaduais e federais que representando o município. O deputado Wellington também garantiu que irá trabalhar para obtenção dos valores necessários para a construção da Cidade do Trânsito. “Ouvindo aqui o que disse o presidente do Detran, percebemos que ele precisa da força política de Rondonópolis para dar continuidade aos projetos de melhorias no atendimento prestado pelo órgão no município. Por isso, vamos trabalhar para colaborar com ele na execução desses projetos”, destacou Ananias.

Dóia também falou da necessidade do aumento do efetivo do Detran em todo o estado, inclusive para trabalhar nas dependências da Cidade do Trânsito, caso o projeto seja viabilizado no município. Segundo ele, é indispensável que o governo estadual amplie o número de vagas do Detran e convoque os aprovados no concurso realizado no ano passado. “Precisamos de mais funcionários em todas as agências do Detran em Mato Grosso, por isso, é preciso chamar aqueles que passaram no concurso. Sem mais funcionários não teríamos nem como fazer funcionar a Cidade do Trânsito em Rondonópolis”, explicou, acrescentando que ele mesmo já vem trabalhando para viabilizar essa convocação, todavia, a ajuda da classe política agilizaria essa questão.

Também neste caso, o deputado Wellington e os vereadores se comprometeram a colaborar com o presidente do Detran. “Chega de ‘puxadindo’ em Rondonópolis para resolver esses problemas do Detran, a partir de agora, nós vamos trabalhar para buscar soluções definitivas”, garantiu o presidente da Câmara Municipal.

Agência na Vila Operária

Ainda na reunião realizada na Câmara de Vereadores, o presidente do Detran atendeu o pedido do presidente da Casa de Leis para estudar a possibilidade de instalar uma agência do Detran no Distrito de Vila Operária.

Dóia garantiu que na semana que vem uma equipe do departamento virá a Rondonópolis para verificar a demanda pelos serviços prestados pelo órgão no local. Caso fique comprovado que sim, o presidente do Detran dará início ao processo de instalação de uma nova agência na Vila Operária, contemplando a comunidade da região.

“Amanhã mesmo já vou começar a procurar uma área onde essa agência poderia funcionar”, contou Ananias.

Cargas Pesadas

Em Rondonópolis, o presidente do Detran se reuniu também com o prefeito José Carlos do Pátio onde teve a garantia do chefe do Executivo Municipal que já está tudo pronto para que a Agência de Carga Pesada comece a funcionar.

Com esta garantia do prefeito, Dóia informou que a nova agência entrará em funcionamento dentro de 30 dias. No local serão realizadas as vistorias, confecção de documentos e colocação de lacres, item obrigatório em todos os caminhões e bitrens do município, evitando que esses veículos pesados tenham que adentrar a zona urbana da cidade.

Ainda na reunião com o prefeito, o presidente do Detran assegurou junto a administração municipal uma área para que as auto-escolas possam realizar os testes necessários na obtenção da CNH. De acordo com o vereador Milton Mutum (PR), que estava nesta reunião, Pátio liberou a região do antigo aeroporto para utilização das auto-escolas, mesmo local onde foi construída a sede da Agência Carga Pesada pela prefeitura.

Além disso, Dóia informou a liberação de R$ 400 mil ao município para serem utilizados na sinalização horizontal e vertical do trânsito de Rondonópolis.

Fonte: Ass.imprensa da Camara(crédito foto: Rivian Dias)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo