Há 20 anos Senna vencia 1º títulop

Em 1988, o Brasil ainda não havia promulgado sua nova Constituição, que só daria as caras em outubro. Além disso, naquele ano, o Muro de Berlim ainda estava em pé, e os Jogos Olímpicos, em Seul, voltariam a ter a presença de EUA e URSS juntos, após um boicote de cada país nas edições anteriores. 1988, por fim, também marcaria sua história de forma indelével na F-1.
E tudo pelas mãos e pés de Ayrton Senna. Um dos pilotos mais emblemáticos da era moderna da categoria conquistou, há exatos 20 anos, o primeiro dos seus três títulos mundiais, com uma vitória consagradora no GP do Japão, penúltima etapa do calendário. O brasileiro teve de derrotar Alain Prost, então apenas um ferrenho rival dentro da McLaren e já bicampeão, para ser campeão.
Para isso, Senna não teve vida fácil. Contando com o melhor carro da temporada — o lendário MP4-4, vencedor em 15 das 16 provas do ano —, o piloto de então 28 anos viu em Prost um adversário quase intransponível, que chegou até mesmo a somar mais pontos durante todo o campeonato, mas que ficou atrás do brasileiro devido ao critério dos descartes, usado até 1990.
Ayrton teve, no total, oito vitórias — recorde da F-1 até então — além de 13 pole-positions, número que até hoje não foi batido. O paulistano somou 94 pontos ao longo da temporada, ficando com 90 na classificação final devido aos descartes. Prost, por sua vez, teve sete vitórias e duas poles, somando 105 pontos, mas terminando com apenas 87.
Foi a vitória do ímpeto sobre a regularidade.
Estadão.com.br