Considerado um dos monstros sagrados da natação brasileira, o nadador Gustavo Borges, esteve em Rondonópolis, participando de uma palestra em uma academia da cidade. O atleta visitou a cidade bem na semana do esportista.
O nadador, que tem convênio, com a academia apresentou o sem método de ensino de natação e mais: conversou e muito com os rondonopolitanos sobre o esporte e sobre a sua trajetória. Gustavo inclusive entrou na piscina e praticou natação com crianças.
Ele, ao lado de Fernando Scherer, o Xuxa, César Cielo e Ricardo Prado estão entre os grandes nomes da natação do país. Nascido em Ribeirão Preto, mas fazendo o inicio de carreira em Ituverava, cidade do interior paulista, ficou conhecido na natação, como Albatroz de Ituverava, em razão do seu tamanho e a forma clássica em que nadava.
O ponto algo da carreira do nadador foi em 1992, quando assombrou o Mundo, ao ficar com a medalha de prata nos jogos olímpicos de Barcelona. O nadador foi a grande surpresa daquela edição dos jogos olímpicos. Gustavo enfrentou grandes nadadores como o russo Alexander Popov, detentor de quatro medalhas de ouro, o australiano Ian Thorpe e o americano Matt Biondi, dentro outros.
Fora a prata em Barcelona foi diversas conquistas de Gustavo; ele foi medalha de prata nos 100m livre nos Jogos Olímpicos de Barcelona, 1992; Medalha de prata nos 200m livre e de bronze nos 100m livre nos Jogos Olímpicos de Atlanta, 1996; Medalha de bronze nos 4x100m livre nos jogos Olímpicos de Sydney, 2000; Três vezes recordista mundial ; Maior medalhista brasileiro em Jogos Pan-americanos: 19 medalhas nas edições de Havana, 1991; Mar Del Plata, 1995; Winnipeg, 1999 e Santo Domingo, 2003.
Rondonopolitanos- A natação de Rondonópolis já teve atletas de destaque nacional, como o nadador Luiz Henrique Cremonez, que chegou a ser recordista e hexacampeão brasileiro, sendo inclusive convocado para a seleção brasileira de natação.