24 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Grupo pró-Lula realizará grande ato público, na quinta, na paróquia São José Operário

O salão da Paróquia São José Operário, na Vila Operária, vai sediar nesta quinta-feira um grande ato reunindo todas as lideranças que apoiam a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da república. O evento foi confirmado ontem em entrevista exclusiva concedida pelo prefeito José Carlos do Pátio e a primeira-dama Neuma de Morais.

“Vamos nos reunir e debater propostas. Convidamos todos a irem neste encontro, para que todos percebam que não estamos sós nesta luta pela democracia, nessa luta pela vida e pela valorização do ser humano. É uma preparação para que a gente chegue ainda mais forte no dia 30”, disse dona Neuma.

O prefeito José Carlos do Pátio informou que o ato público está previsto para começar às 19 horas e deve reunir entre duas e três mil pessoas. “Teremos muitos jovens e todo mundo pode participar”, ressaltou.

Além do PSB, partido ao qual são filados dona Neuma e José Carlos, o ato é organizado por lideranças das legendas que integram a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC  do B), e também o Psol, Rede, PDT, Cidadania e parcelas do MDB e do PSD. Também participam do grupo organizações como o Sindicato dos Bancários, Sintep, Adufmat e representantes dos trabalhadores rurais, estudantes, mototaxistas e outras categorias.

A reunião que definiu o ato público, também confirmou a agenda de visitas diárias aos bairros e à zona rural, com pequenas carreatas e diálogo direto com os moradores. No sábado, véspera da eleição, também deve acontecer uma grande carreata na zona urbana de Rondonópolis.

HOMENAGENS
A data escolhida para o grande ato público, dia 27 de outubro, marca o aniversário de Luiz Inácio Lula que completará 77 anos nesse dia. Já a escolha do local é uma homenagem ao Padre Lothar Bauchorowitz, pároco da Vila Operária e pioneiro nas lutas por inclusão social em Rondonópolis.  

José Carlos do Pátio disse que conversou recentemente com o padre por videoconferência e recebeu um pedido: “Ele falou ‘continua lutando para eleger o Lula’. Ele, na UTI, preocupado com a eleição do Lula. Isso nos anima a seguir nessa missão, que hoje vai muito além de eleger um presidente. Estamos lutando pelo bem do país e pela dignidade do nosso povo”.

Lotado na paróquia São José Operário desde que chegou a Rondonópolis. Ainda na década de 1970, o padre Lothar ajudou a estruturar o movimento comunitário e liderou mutirões para a construção de milhares de casas doadas à famílias pobres. Na época, em plena Ditadura Militar, os governos não tinham política habitacional.

O padre também abriu e manteve durante anos dezenas de creches, um lar para acolhimento de idosos e angariou donativos na Alemanha para viabilizar vários projetos sociais para qualificar e dar assistência às pessoas carentes. Nesse período foi também responsável pela formação de várias lideranças políticas, que tornaram Rondonópolis uma das cidades mais importantes do Centro Oeste brasileiro.

“O padre Lothar é uma pessoa maravilhosa. Quem deu a aula de como trabalhar corretamente em política foi ele. Com o padre Lothar aprendemos que a saída era a habitação para as famílias, creches para crianças e alfabetização de adultos. Milhares de famílias se beneficiaram com o seu trabalho”, disse José Carlos do Pátio. “Bairros como o Padre Ezequiel Ramin, Padre João Bosco Burnier, Dom Oscar Romero, Padre Rodolfo, Ipiranga e muitos outros surgiram graças a ele”, citou.

 

Eduardo Ramos – Da Redação

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO