Uma presença maior nos bairros, na imprensa e também nas redes sociais. Em resumo essa será a estratégia dos grupos que apoiam a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais em Rondonópolis. Os detalhes começaram a ser definidos na noite de ontem (10) em uma reunião realizada na sede do Sindicato dos Bancários.
Entre as medidas está a realização de pit-stops em vários pontos da cidade para a distribuição de materiais de propaganda. A ideia é dar mais visibilidade à campanha e incentivar os eleitores a dialogarem sobre as propostas de Lula.
Também serão programadas várias reuniões nos bairros da cidade, organizadas por comitês encarregados de listar as obras e conjuntos habitacionais viabilizados no município durante as gestões do PT.
“Milhares de famílias realizaram o sonho de ter seu lar e nunca o município recebeu tantos recursos para investimentos em Saúde, Educação e infraestrutura como nos governos do ex-presidente Lula. Por outro lado, o atual presidente não construiu nenhuma casa, nenhuma creche, nenhum posto de saúde em Rondonópolis. É isso que vamos demonstrar”, explicou o presidente do PV em Rondonópolis, o ex-vereador Juca Lemos.
Outra ação é a formação de equipes para dialogar diretamente com mulheres e setores religiosos. O objetivo é reforçar as propostas de Lula para as famílias e dissipar notícias falsas que circulam em redes sociais.
“Nenhuma igreja foi fechada durante os governos do PT. Na verdade, houve plena liberdade e incentivo às práticas religiosas. Lula é cristão, mas respeita todas as crenças e tem um uma longa lista de serviços prestados às famílias brasileiras”, disse o advogado Dailson Nunis, que também é evangélico.
Paralelo ao contato direto com a população, o grupo também pretende cobrar espaço equitativo na cobertura da imprensa e vai atuar juridicamente para identificar e responsabilizar autores de fakenews e de crimes eleitorais – como a coação de trabalhadores.
A agenda de ações prevê ainda a realização de atos públicos maiores e de pelo menos uma grande carreata, na reta final da campanha.
"Com apenas dois candidatos é possível conversar melhor e fazer as comparações necessárias. Com mais informações, o eleitor poderá fazer uma decisão consciente reconhecendo o que Lula já fez e pode fazer pelo Brasil e por Rondonópolis", avalia Carlos Araújo, que representou o prefeito José Carlos do Pátio..
A reunião contou com representantes dos partidos que integram a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B) e também de legendas como o PSB, PDT, PSOL, Cidadania e Rede. Entre os movimentos sociais, destaque para as organizações que representam trabalhadores rurais, estudantes e sindicatos.
Eduardo Ramos – Da Redação