ECONOMIA

MT sobe três posições em ranking nacional

Mato Grosso subiu três posições no índice de cheques honrados em setembro com 97,39% dos documentos pagos, 0,28% a mais que em agosto deste ano quando o índice de cheques honrados no estado chegou a 97,12%. O estado ocupa a 15ª posição mas está abaixo do índice nacional que é de 97,75% de documentos pagos. Os números são da pesquisa da TeleCheque, empresa especializada em análise de crédito e garantia de cheques.
Para Manuel Gomes, superintendente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá, este crescimento no número de cheques honrados tem duas explicações. A primeira delas está na recuperação da economia de um modo geral que acabou criando novos postos de trabalho e, consequentemente, incentivando as pessoas a honrarem seus compromissos. "Só assim elas podem voltar a fazer novas aquisições", explicou. Outro fator que incentivou o aumento no índice de cheques pagos está nas facilidades oferecidas aos empresários para não perderem a carteira de clientes. "Eles estão negociando taxas e facilitando a liquidação das dívidas. Têm uma leitura de que uma vez que o inadimplente busca fazer o acerto de sua dívida, ele amplia a carteira com clientes antigos e novos".
Em nível nacional do total de cheques emitidos no mês de setembro, 97,75% foram honrados, o que significa um crescimento de 0,78% quando comparado com o mesmo período do ano anterior e 0,08% em relação ao mês de agosto desse ano. "Nossos indicadores retratam um momento de estabilidade econômica pós-crise. Os patamares atingidos estão superiores aos de 2008, justamente o ano em que a oferta de crédito, a oportunidade de emprego e a valorização do real eram melhores", declarou José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.
Diante desse quadro, os lojistas já estimam que as vendas de final de ano serão positivas. "Como os consumidores estão honrando os pagamentos, o varejista fica mais confiante na hora da venda e mais seguro para apostar em promoções e parcelamentos mais arrojados, incentivando, inclusive, o uso do cheque pré-datado. Este meio é atraente porque oferece facilidade e maior flexibilidade de negociação direta entre o lojista e o consumidor".
No ranking por Estado, a liderança de cheques honrados ficou pelo segundo mês consecutivo com Sergipe (98,49%), seguido de Minas Gerais (98,37%), Paraná (98,24%) e Paraíba (98,21%), o grande destaque, pois subiu sete posições.

Fonte:Gazeta Digital/ Maria Angélica de Moraes

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo