Grande novidade da Exposul, Vitrine Agropec começa oficialmente em Rondonópolis

Iniciou-se nesta segunda-feira (10.08) a Vitrine Agropec, em Rondonópolis. Na abertura do evento, o presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Francisco de Castro, destacou o formato do evento, que acontece paralelamente à 43ª Exposul.
A feira é voltada integralmente aos negócios, tecnologia e informações aos produtores rurais. Noventa empresas do setor do agronegócio expõem no evento, que conta também com leilões de animais e palestras técnicas e de conjuntura atual.
“Por meio de pesquisas feitas com os expositores da Exposul, nos últimos anos, sentimos a necessidade de realizar uma feira com um ambiente favorável para que as empresas possam expor seus produtos e serviços, e que fosse aberta aos pequenos, médios e grandes produtores rurais”, disse.
Castro disse que a intenção é de colocar os produtores rurais em contato direto com as novas tecnologias. “Temos aqui tudo o que há de mais moderno no setor para que os produtores possam melhorar sua produção e continuar suas atividades no campo”, ressaltou Castro.
Neste ano, a temática de funcionamento da Agropec é uma novidade. A feira de negócios é realizada paralelamente à Exposul, sendo que esta acontece no período noturno nos dias 08, 09, 13, 14 e 15 de agosto e a Vitrine Agropec entre os dias 10 e 12 de agosto, das 8h às 18h. A Vitrine Agropec tem entrada gratuita.
O atual momento político e econômico pelo qual passa o Brasil e os reflexos no agronegócio também serão pauta das discussões da Vitrine Agropec, conforme o presidente do sindicato.
“O agronegócio é quem vem sustentando o Brasil há muitos anos. Em 2014 o país só não teve um crescimento econômico pífio graças ao setor, que gera divisas, emprego, renda e que coloca o Brasil em contexto de primeiro mundo – já que a agricultura e a pecuária feitas aqui são uma das melhores do mundo”, falou.
Hoje, enfatizou Chico, o Brasil é protagonista em produção agrícola e deve discutir o contexto político e econômico. “Debater o momento político e econômico atual e mostrar aos governantes a nossa força é de suma importância para nos prepararmos para o futuro e atravessar esta fase de instabilidade”.
Também participaram da abertura da Vitrine Agropec o vice-presidente do Sindicato Rural de Rondonpopolis, Aylon Arruda, o vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Mauro Cabral, o diretor da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), José Rezende, o vice-prefeito de Rondonópolis, Rogério Salles, o senador Wellington Fagundes, o vereador Milton Mutum, o presidente da Câmara de Vereadores de Rondonópolis, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), o vice-presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Pierre Patriat, e o gerente local da Embrapa, Walter José Peters.
PROGRAMAÇÃO – Neste primeiro dia, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa abriu a programação de palestras do evento. Nesta terça-feira (11.02), o tema apresentado será “Construindo uma nova tropa de elite”, com o ex-integrante do Bope e um dos oficiais que inspiraram o capitão Nascimento dos filmes Tropa de Elite, Paulo Storani, a partir das 9h.
No dia 12 de agosto, haverá um painel com participação de representantes da Famato/Senar, Aprosoja, Aprosmat e Grupo Bom Jesus, e membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que discutirão as soluções para o agronegócio. No mesmo dia outro painel debaterá a crise dos frigoríficos em Mato Grosso.
O evento conta ainda com palestras técnicas, vitrine da carne, leilões de gado e cavalos, etapa do 10º Circuito Aprosoja e estandes das principais empresas do agronegócio.
A Vitrine Agropec conta com os patrocinadores: Rota do Oeste, Sistema Famato/Senar, Aprosoja, Aprosmat, Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Rondonópolis, Câmara Municipal de Rondonópolis e Governo do Estado. Tem ainda o apoio da Precision Planting – Monsanto, do Hotel Comfort e da Amaggi.