Dados recentes do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) apontam que existem mais de 16 milhões de brasileiros na linha da pobreza. Deste total, cerca de 43% de pessoas estão situados nas zonas rurais do país. Com este foco, o Governo do Estado pretende criar políticas públicas que auxiliem na ascensão social dessas famílias.
Preocupado com a qualidade de vida dos moradores rurais do Estado, o Poder Executivo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) está visitando as comunidades situadas na zona rural, com objetivo de traçar as condições fundiárias e socioeconômicas dos trabalhadores do campo.
No último sábado (11.06), os gestores governamentais, liderados pelo secretário adjunto de Assuntos Comunitários da Setecs, Benjamin Franklin Lira, estiveram na Comunidade do Coxipó do Ouro, onde puderam verificar ‘in loco’ as demandas da localidade.
De acordo com Benjamin, existe uma grande preocupação com a geração de renda para as famílias da zona rural, um dos setores que também preocupa o Governo Federal, que incluiu o assunto em uma das frentes de trabalho do Plano Brasil sem Miséria.
“A primeira-dama e secretária da Setecs, Roseli Barbosa, está muito preocupada com as condições de vida dos trabalhadores do campo. Quando nos deslocamos até essas comunidades podemos avaliar ‘in loco’ as necessidades dessas pessoas, bem como orientá-las sobre os programas e serviços socioassistenciais já existentes”, disse o secretário.
Em Cuiabá, existem três importantes regiões rurais: o Coxipó do Ouro, o Cinturão Verde – nas imediações do Pedra 90 – e o distrito da Guia. As três comunidades já tiveram a visitas dos gestores estatais, que além de traçar o diagnóstico fundiário e social do local, fizeram o levantamento das potencialidades econômicas da comunidade.
“Para os jovens do campo, queremos levar ações de qualificação e a inserção no mercado de trabalho. Para as mulheres, um dos principais focos desta ação, existe a preocupação em capacitá-la e criar mecanismos de geração de renda, que possa levar ao engajamento de toda a família”, concluiu Benjamin Lira.
Estiveram presentes na reunião do Coxipó do Ouro representantes da Associação de Agricultores Familiares da Comunidade São Jerônimo, da Associação de Moradores do Coxipó do Ouro, da Associação de Pequenos produtores do Assentamento do Recanto da Seriema, da Associação de Pequenos Produtores e Moradores do Recanto Tranquilo, da Associação de Pequenos Produtores Rurais Rios dos Médicos, Associação de Pequenos Produtores Rurais do Coxipó, da Comunidade Lagoa Encantada e da Associação de Pequenos Produtores Rurais da Colina Verde.
A ação agora será ampliada para os municípios do Vale do Rio Cuiabá. A iniciativa é encabeçada pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Rural (Setecs-MT), com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf-MT), Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Secretaria de Estado de Transportes e Pavimentação Urbana (Septu-MT) e Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat-MT).
Fonte;SETECS/MT