GERAL

Criatividade, autoestima e ética são abordadas em palestras para profissionais

Reflexões sobre a postura do professor perante os alunos, à vida pessoal e profissional foram abordadas pela pedagoga Francisca Jamia durante o encerramento da Formação “Ressignificação dos saberes: currículo, políticas e concepções pedagógicas”. O evento reuniu 140 professores e auxiliares de higienização na manhã desta quinta-feira (13), no auditório da Secretaria Municipal de Educação – Semed. Outra etapa acontece a partir das 13h30, com profissionais de outras escolas.

Durante todo o ano, os profissionais possuíam encontros mensais para estudar sobre legislação, currículo e política da educação infantil e analisar as práticas pedagógicas aplicadas nas escolas. O objetivo do curso foi de proporcionar educação de melhor qualidade as crianças e ampliar conhecimentos na área em que os profissionais atuam, considerada de relevante importância para estudiosos que avaliam como fundamental a infância para o desenvolvimento do homem.

Durante toda a palestra foram abordadas condutas do profissional, reflexão sobre ética, relacionamento intrapessoal e interpessoal. Para a pedagoga, a postura do professor e o relacionamento que estabelece com os alunos é fundamental para o desenvolvimento deste ser humano.

“Que tipo de professor estou deixando na cabeça do aluno? Hoje, o aluno vai na internet em tem tudo o que precisa a respeito de conteúdo, mas eu tenho que fazer a diferença para este aluno, o que estou deixando para ele?”, questionou.

Outro ponto abordado foi a capacidade do professor ser criativo com os alunos. “Não tem mais como ser o professor que fica só falando. Isso é chato. O que estou fazendo para chamar a atenção desses alunos, o professor precisa ser criativo para ficar na mente dos alunos, precisa se reinventar e ousar nas aulas”. A reflexão é oportuna num mundo tecnológico e que exige mais do professor que mero repasse de conhecimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo