A transferência de Rondonópolis como capital do Estado de Mato Grosso por um dia com a realização do Governo Itinerante prevista para o próximo dia 15, deve ser adiada. A mudança foi avaliada nesta manhã (29/06) durante reunião entre o secretário chefe da Casa Civil, José Lacerda, o chefe de Gabinete do Governador Silval Barbosa, Silvio Correa e a comitiva composta por vereadores e membros do executivo municipal em busca de apoio ao município.
30 pedidos foram entregues ao chefe da Casa Civil que se comprometeu a repassá-los ao governador Silval Barbosa (PMDB) e às secretarias competentes. Com o intuito de trazer respostas aos pleitos realizados, foi aventada a possibilidade de adiar para agosto a realização do Governo Itinerante na cidade, a confirmação será dada após conversa com o governador. "Essa visita foi muito importante, já que os pedidos protocolados hoje vão complementar o levantamento que será realizado em cada secretaria, para garantir a Rondonópolis bons resultados", pontuou Lacerda.
O prefeito José Carlos do Pátio (PMDB), integrante da comitiva, disponibilizou o Paço Municipal para sediar o governo. A idéia é de que o governador fique na cidade entre os dias 5 e 6 de agosto, participando assim da abertura da 39ª Exposul, podendo até despachar da festa. Pátio aproveitou a visita para pedir auxílio no pagamento de contrapartidas do PAC II- Programa de Aceleramento do Crescimento, sob a justificativa de que Rondonópolis é um dos poucos municípios do estado que está cumprindo com êxito as obras do PAC I.
"O município está no amarelo. Pagamos mais de R$1 milhão por mês em parcelas ao BNDES e esse recurso poderia ser usado em outros setores para ajudar a população. Somos exemplo no cumprimento do PAC e gostaríamos muito de contar com a ajuda do governador para essa contrapartida", clamou Pátio.
Dentre as reivindicações protocoladas está a canalização do Córrego Canivete, que teve a ordem de serviço assinada em abril de 2010 e até o momento não foi iniciada. Segundo o secretário adjunto de Pavimentação Urbana, José Márcio Guedes, o recurso está na Caixa Econômica Federal e não foi liberado devido a alterações no projeto original. Guedes informou que semanalmente a situação é consultada na tentativa de resolver a questão.
Outro pedido foi feito pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Ananias Filho, que cobrou atenção ao projeto do CSU – Centro Social Urbano da Vila Operária, que teve a construção afiançada pelo governador Silval Barbosa em julho do ano passado, durante o Governo Itinerante 2010, etapa Rondonópolis.
"Praticamente não cobramos novidades do governo. Precisamos de atenção em questões que estão paradas e que podem ficar ainda mais comprometidas com o passar do tempo. Sentimos segurança nessa reunião e sabemos que se o governo itinerante ocorrer em agosto o governador terá mais tempo para contemplar todos os pedidos, ficando assim em conformidade com o que a população de Rondonópolis espera dele", ponderou Ananias.
Os vereadores Adonias Fernandes, Lourisvaldo Manoel de Oliveira – Fulô, Luciene Soares e Reginaldo Santos participaram da reunião. Além do vereador licenciado, Cido Silva. Estavam presentes também os deputados estaduais Jota Barreto, Sebastião Machado Rezende e Ondanir Bortolini – Nininho, responsáveis por agendar a reunião. OUTRAS VISITAS –
A Comitiva também se reuniu com o secretário estadual de Saúde, Pedro Henry (PP) em busca de mobília e equipamentos para a Clínica da Mulher, localizada na Vila Operária. A estrutura está pronta e depende dos equipamentos para iniciar o atendimento. Henry, que estará em Rondonópolis nesta sexta-feira (1º de julho) para a transferência da direção do Hospital Regional a uma Organização Social, se comprometeu a visitar o local e verificar a viabilidade do pedido.
Os vereadores também cobraram a construção de uma UTI Pediátrica e de novos leitos hospitalares, além da implantação do curso de medicina. O secretário adiantou que durante o Governo Itinerante serão anunciados investimentos da ordem de 4,3 milhões de reais, a serem empregados na Santa Casa e no Hospital Regional. Sobre o curso de medicina, Henry esclareceu que três cidades estão em processo adiantado para a implantação do curso e Rondonópolis é uma delas.
Em visita ao Detran, os vereadores Adonias Fernandes e Reginaldo Santos e o deputado estadual Percival Muniz tiveram afiançados pelo presidente do órgão, Teodoro Lopes – Dóia, a liberação, nesta sexta-feira (1º de julho), de 150 mil reais para a prefeitura municipal realizar investimentos no trânsito. Além desse recurso, Dóia confirmou mais 300 mil reais, via governo federal e estadual, para a execução de um projeto de sinalização.
Fonte:Site Câmara Municipal