Equipe do programa avalia desenvolvimento físico e nutricional de alunos da rede pública

Identificar casos de crianças com peso acima ou abaixo do ideal e também avaliar o desenvolvimento de meninas e meninos. Este é o interesse da equipe do Programa Saúde na Escola que desenvolve a avaliação antropométrica – com a pesagem e a medida dos alunos em diversas unidades das redes municipal e estadual de ensino em Rondonópolis. É feito também aferição da pressão arterial e teste de acuidade visual nos estudantes.
Jacqueline Damaceno – coordenadora do programa no município – explica que os alunos com algum problema identificado durante a avaliação são encaminhados à unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF mais próxima de casa, para ter o acompanhamento necessário. Este é o caso de crianças e adolescentes com sobrepeso ou baixo peso, com o ritmo de crescimento lento ou acelerado e dificuldade para enxergar.
Casos de visão comprometida são encaminhados ao Projeto Olhar Brasil que funciona junto ao Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas. No projeto, os alunos com dificuldade para enxergar passam pela consulta de médico oftalmologista e recebem um diagnóstico do problema detectado.
Nesta terça-feira (14), a equipe do programa atuou dentro da Escola Estadual Ramiro Bernardo da Silva, no Jardim Pindorama, no período da manhã e da tarde. Naquela unidade foram detectados alguns problemas relacionados aos maus hábitos alimentares e falta de atividade física. Os profissionais se dividiram em grupos menores para atender toda a demanda daquela escola.
Áreas de abrangência
A equipe do programa atua nas escolas que deixam de receber cobertura das unidades de saúde. Outras existentes nas áreas de abrangências das ESFs são atendidas pelas equipes dessas unidades que também levam o serviço para dentro das escolas. Até agora a avaliação foi realizada nas Escolas Estaduais Sagrado Coração de Jesus e Emanuel Pinheiro, no centro; além da Escola Francisca Barros de Carvalho, na Vila Olinda II.
A programação prossegue nos próximos dias. Na quinta-feira (16) a equipe coordenada por Jacqueline Damaceno vai atuar junto à Escola Estadual Major Otávio Pitaluga – Eemop, localizada na região central. Nesta data o programa tem a parceria do Curso de Enfermagem da Unic. Na sexta-feira (17) o trabalho vai ser desenvolvido na Escola Municipal Tancredo Neves.