Para amenizar o frio de comunidades carentes de Mato Grosso durante o inverno, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), realiza mais uma campanha “Cobertor Solidário”, que inicia oficialmente na próxima terça-feira (03.06). Neste dia, a secretária Terezinha Maggi receberá em seu gabinete lideranças comunitárias de Cuiabá e representantes dos clubes de serviços (Lions, Rotary e Maçonaria). Na Capital e em Várzea Grande, são essas parcerias que repassam as mantas às famílias carentes e instituições.
Assim como no ano passado, desta vez serão distribuídos cerca de 150 mil cobertores, sendo 104.014 para o atendimento às famílias dos 141 municípios do interior e mais de 41.360 para entidades assistenciais, além de comunidades indígenas e quilombolas. O restante será distribuído em situações emergenciais, como possíveis enchentes, incêndios, casos de calamidade pública, solicitados pela Defesa Civil do Estado.
Os cobertores destinados aos municípios do interior são entregues diretamente para as Prefeituras, que por sua vez repassam à rede de assistência municipal como creches, abrigos e albergues.
A partilha é baseada na estimativa populacional de cada município. As cidades de grande porte, como Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, receberão até 12 mil mantas. Já as de médio porte, como Sorriso, receberão 1,5 mil mantas. As cidades de porte I e II receberão até 500 e 800 cobertores, respectivamente. Além destas quantidades, o Governo repassará ainda 25.156 cobertores para instituições filantrópicas de Cuiabá e Várzea Grande, reforçando as doações na região da Grande Cuiabá.
Desde 2003 que o Governo do Estado distribui cobertores quando se aproxima o inverno. “Mesmo Mato Grosso sendo uma região privilegiada, já que não temos um inverno rigoroso, é importante que os mais carentes tenham como se proteger das possíveis quedas de temperatura. Justamente por ser um local onde o calor prevalece, as pessoas são menos preparadas para receber o inverno. Alguns municípios ainda colaboram com o Estado e incrementa as doações”, reforçou a secretária Terezinha Maggi.
Os números comprovam que a campanha vem crescendo a cada ano. Em 2005 foram distribuídas 68.823 mantas, em 2006 foram 136 mil e, em 2007, o número subiu para 150 mil.
CONFIRA A DISTRIBUIÇÃO
500 cobertores distribuídos para 117 municípios, com faixa populacional de 5 mil a 20 mil habitantes.
800 cobertores distribuídos para 16 municípios, com faixa populacional de 20 mil a 50 mil habitantes
1.500 cobertores distribuídos para 5 municípios, com faixa populacional de 50 mil a 100 mil habitantes
25.114 cobertores distribuídos para Rondonópolis, Várzea Grande e Cuiabá, municípios com mais de 100 mil habitantes.
Assessoria SEFECE