Deputado atende demanda de comunidade e faz indicação para obras de infraestrutura em Rondonópolis

Nininho indicou ao governador Pedro Taques a necessidade de viabilizar obras essenciais para a saúde da população
O deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Ondanir Bortolini (PR), Nininho, apresentou indicação ao Governo do Estado para a reforma da calçada ao redor da Escola Estadual Dom Wunibaldo e, também, a construção de uma academia popular em frente a mesma escola em Rondonópolis.
Segundo o presidente do Conselho de Saúde das comunidades que formam o JAMBRAPI (Jardins: Jambalaia, Brasília e Pioneiros), Antônio Pinheiro, a reivindicação é antiga e urgente. “Recorremos ao deputado Nininho porque ele é daqui e sabe dos nossos problemas, na nossa comunidade as pessoas são carentes de espaços para se exercitarem, em especial, o caso dos nossos idosos que na maioria são diabéticos e hipertensos, a prática de atividades esportivas é essencial para a saúde dessas pessoas”, afirma Pinheiro.
O parlamentar usou a tribuna da Casa para alertar sobre a necessidade das obras que fomentam a prática de exercícios no município e contribuem com a prevenção e o tratamento de doenças. “A escola Dom Wunibaldo está passando por reforma, quero aproveitar esse momento e solicitar ao secretário de Educação, Permínio Pinto Filho, que a calçada seja também reformada para que a população dos bairros do entorno da escola possa usufruir deste espaço para a prática de atividades físicas. O Toninho (Pinheiro) me procurou e pediu que eu ajudasse nessa solicitação, que, para a comunidade, é emergencial”, reforça Nininho.
Academias populares
As academias populares (também conhecidas como academias ao ar livre) são equipamentos de ginástica instalados em espaços públicos com condições adequadas de acessibilidade, visando fomentar a prática regular de atividade física pela população. São voltados para utilização de pessoas com idade acima de 12 anos, preferencialmente pertencentes à faixa etária de idosos (acima de 60 anos)
Estes espaços públicos promovem a prática de atividade física. Dessa maneira combatem o sedentarismo e contribuem para a minimização do risco de doenças como hipertensão e para a redução no número de internações e de medicamentos. Geram, assim, economia de recursos com tratamentos convencionais.
Nininho já destinou emendas para a construção de academias ao ar livre para vários municípios do Estado. Dentre eles: Campo Verde, Juscimeira e Alto Taquari.
“Precisamos aprender a fazer a prevenção das doenças, e nada melhor do que viabilizar locais adequados, como essas academias populares, para que a população não tenha que, mais tarde, ficar na fila dos hospitais”, finaliza.