GERAL

Cursos de camareira e práticas de alimentação são os mais procurados em programa de qualificação

Vinte e seis turmas dos cursos do Programa de Qualificação Profissional de Atividades Vinculadas ao Turismo iniciam as aulas na próxima semana em vários municípios de Mato Grosso. O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur/MT) e está qualificando profissionais desde o mês de janeiro deste ano, quando as primeiras turmas iniciaram as aulas. São ofertados cursos para camareira, frentista de posto de combustíveis, rotinas de bares e restaurantes, gerenciamento e recepção de hotel e boas práticas de alimentação. Até setembro, os cursos devem ser finalizados, com a capacitação de mais de 3.900 profissionais.

No início deste ano, a Sedtur abriu o programa de qualificação, em parceria com o Ministério do Turismo, ofertando 3.965 vagas para seis cursos em 23 municípios com o objetivo de melhorar e ampliar o atendimento a quem visita o Estado, independentemente da ocasião. O programa integra o planejamento da Secretaria e reúne ações de infraestrutura e serviços e tem também como objetivo a Copa 2014, uma vez que o evento atrairá a Mato Grosso turistas de todo o mundo.

A coordenadora do Programa de Qualificação na Sedtur, Elizethe Castilho, destaca que entre os cursos ofertados a procura é sempre maior pelos de camareira, frentista e boas práticas de alimentação. “Nos municípios, os proprietários de hotéis, de postos de combustíveis tem tido uma preocupação com a qualificação de seus funcionários. Vemos o envolvimento deles em buscar melhorias no atendimento”, disse a técnica.

Considerando a influência direta da qualificação de receptivo e na melhoria dos serviços, a secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques, reforça que essa é uma das metas de planejamento da secretaria mesmo antes da escolha de Cuiabá como uma das subsedes da Copa 2014. “A qualificação é primordial para assegurar um bom atendimento a quem chega aqui para conhecer nosso Estado e levar uma boa imagem de Mato Grosso. Pelo programa já qualificamos mais de 1.600 pessoas até agora e vamos abrir outras oportunidades em parceria com o Ministério ”, assegura a secretária de Turismo.
A qualificação de profissionais é uma das preocupações do Ministério do Turismo, uma vez que a recepção e boa orientação de turistas é uma das vitrines do setor, estendendo assim cursos para pessoas que lidam com recepção ao público. Para tanto, o MTur pretende alcançar em torno de 300 mil profissionais até a chegada da Copa de 2014. Para isso, o Ministério criou parcerias com associações do trade turístico como Abrasel (de bares e restaurantes), ABLA (de locadoras de automóveis), ABIH (de indústrias de hotéis); e a Fundação Roberto Marinho para qualificação, por exemplo, em recepção e idiomas (espanhol e inglês), dentro dos programas Bem Receber Copa e Olá Turista!, respectivamente

Fonte: SEDTUR/MT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo