O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, deixou claro nesta manhã de quarta-feira (25.03), após audiência, no Palácio Paiaguás, com o prefeito de Rondonópolis José Carlos do Pátio, que os dois têm algumas diferenças políticas, que é normal, mas a população da cidade não pode pagar por desavenças e contrariedades momentâneas.
Dessa forma, o governador, que respondeu pessoalmente aos questionamentos da imprensa, nesta manhã, reforçou a parceria que sempre existiu do Executivo estadual com o Município de Rondonópolis. Frisando, inclusive, que o Governo faz uma política aberta com todos os prefeitos de Mato Grosso, independente de conotação política do partido. Blairo Maggi garantiu ainda avaliar as solicitações trazidas pelo prefeito e informar, assim que possível, as respostas e prazos.
O prefeito de Rondonópolis trouxe uma série de solicitações ao Governo, mas o principal é com relação a uma contrapartida do Estado para as obras desenvolvidas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo o governador, não existe dentro do Executivo previsão de ajuda na contrapartida ao programa sendo essa a primeira vez que é solicitada por Rondonópolis.“Estamos conversando com a ministra Dilma [Rosseff – Casa Civil da Presidência da República] para que haja uma redução nos recursos dos Municípios e até por parte do Governo do Estado", ressaltou Maggi.
O chefe do Executivo estadual acha justa as solicitações do prefeito e já está analisando, mesmo porque, conforme questionou, vê a necessidade desse aporte. “A arrecadação dos Municípios vem perdendo força, porque os municípios têm uma arrecadação própria, que está diminuindo, e a arrecadação do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que vem do Governo Federal, que os prefeitos também estão tendo dificuldades”, completou o governador.
As parcerias Governo e Município nos projetos que já vinham desenvolvendo juntos prosseguem dentro do normal em Rondonópolis, lembrou Blairo Maggi, acrescentando que novas devem ser formalizadas. Disse, sobretudo, que o Governo vai ver o que interessa mais à Política Pública que o prefeito está desenvolvendo, aquilo que a cidade precisa. "É a minha cidade também, eu moro lá, conheço bem as demandas. Vamos trabalhar daqui para frente numa sintonia”, destacou.
Para Zé do Pátio, a audiência foi muito produtiva. “O governador Blairo Maggi colocou o Estado à disposição, para fazermos um trabalho em conjunto”. Ele ainda trouxe reivindicações como um pedido de comodato às máquinas da Sinfra para manutenção e melhoria das ruas da cidade, construção de mais duas escolas e um Centro de Formação Profissional, contrapartida ainda para a instalação de um Centro de Imagem para exames de ressonância magnética, tomografia e Raio X.
Ele também frisou que ouve a disputa eleitoral, que há diferenças políticas, nas discussões e debates, mas que há um respeito muito grande entre ele e o governador. “Muita gente que votou em Zé do Pátio e torce pela nossa administração também quer que a gente respeite a autoridade e o estadista Blairo Maggi, quero manter essa boa relação”, completou o prefeito, revelando ainda pedido de uma possível parceria para melhorar ainda mais o serviço da Clínica de Nefrologia de Rondonópolis.
Participaram da reunião também o vice-governador Silval Barbosa, secretário-chefe da Casa Civil Eumar Novacki, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva, e os deputados estaduais da bancada do PMDB, Adalto de Freitas e Antônio Brito.
SECOM