O arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos, abriu oficialmente neste domingo (22.02) o 23º Vinde e Vede, maior evento religioso de Mato Grosso, que ocorre no Estádio José Fragelli (Verdão), todos os anos no período de carnaval. O encontro reúniu milhares de pessoas e prosseguiu até a terça-feira de carnaval.
Dom Milton destacou o apoio do Governo do Estado, que além de ceder o espaço para a realização do encontro contribui com a segurança interna, além da contribuição de outras Secretarias.
“ A parceria com o Governo do Estado tem sido fundamental, em primeiro lugar pela liberação do Verdão, não temos um local mais apropriado para acolher 30, 40 mil pessoas a cada dia. O governo todos os anos vem demonstrando essa sensibilidade e todas as secretarias tem contribuído para a realização do Vinde e Vede”, comentou padre Orivaldo Egídio, coordenador geral do evento.
A Polícia Militar também elaborou um minucioso planejamento de trabalho para garantir a tranquilidade nos grandes eventos religiosos. A informação é do comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho. No estádio Verdão, onde de 22 a 24 de fevereiro, acontece o 23º Vinde e Vede estão sendo empregados policiais dentro do perímetro interno e externo do estádio.
Além dos momentos de louvor, adoração, pregação e das celebrações das missas, a programação do Vinde e Vede prevê o lançamento da 46ª Campanha da Fraternidade 2009 com o tema: “Fraternidade e Segurança Pública” e o lema: “A Paz é fruto da Justiça” (Isaias 32,17).Fraternidade. O lançamento ocorre na terça-feira (24), no Estádio Verdão.
O arcebispo de Cuiabá, lembrou que o tema Segruança Pública faz a reflexão sobre a responsabilidade de cada um na manutenção da paz. “Não é uma responsabilidade só do Governo, é preciso que cada um de nós façamos a nossa parte”, comentou dom Milton Santos.
O Vinde e Vede deste ano tem como foco principal o Jubileu dos Cem anos da Arquidiocese e as celebrações do Ano Catequético e Ano Paulino (que comemora os dois mil anos do nascimento do apóstolo Paulo).
Um dos momentos de emoção do Vinde e Vede é o Grande Cenáculo Mariano conduzido pelo padre italiano Stefano Gobbi. Na segunda-feira (23), além de presidir a celebração do cenáculo, o sacerdote faz a recepção de dezenas de centenas de imagens de Nossa Senhora conduzidas por fiéis de todas as paróquias da Arquidiocese e de cidades mato-grossenses.
Redação SECOM MT