24.2 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Governo divulga Preço Médio dos Produtos da Agricultura Familiar

Após 12 anos, Mato Grosso passa a compor, junto com mais 20 estados brasileiros, o índice de preço médio dos 48 principais produtos da agricultura familiar.

“A regulação é fundamental para garantir a qualidade do preço, evitando crimes contra a economia popular e valorizando o esforço e trabalho do homem do campo.”
A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), aderiu ao Programa de Modernização do Mercado Horti-fruti-granjeiro (Prohort), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento em Mato Grosso (Conab-MT), Prefeitura de Cuiabá, Empaer e Ceasa.

O desenvolvimento do programa servirá como parâmetro aos pequenos produtores, pois com a divulgação do índice oficial do Prohort, agricultores familiares terão a informação do preço médio (kg) dos produtos para negociar a sua produção com os comerciantes.

“Atualmente esse atravessador compra os produtos nas pequenas propriedades no preço que bem querem pagar, pelo motivo de que há uma década o Estado não realizava a divulgação do preço médio dos produtos, e a informação não chegava na ponta. Nosso objetivo é que a partir de agora, o agricultor familiar tenha mais lucro na hora da venda”, comentou o secretário de Estado de Agricultura Familiar Suelme Fernandes.

A cotação de preços do Prohort é realizada semanalmente, toda terça-feira a partir 5h, por técnicos da Seaf, Empaer e Prefeitura de Cuiabá na Central de Abastecimento levando em conta o preço mínimo e o preço máximo dos produtos encontrados nas barracas em três horários distintos durante o período matutino.

Segundo o secretário adjunto de Assistência Técnica e Extensão Rural da Seaf, Corgésio Albuquerque, a divulgação ampla do preço dos produtos pode impactar nas gondolas do supermercados. “Esta ferramenta vem como um facilitador para o pequeno produtor, favorecendo a negociação do preço do seu produto para que não perca dinheiro na venda e assim evitando que cheguem preços abusivos ao consumidor”.

Para acessar o preço de todos os 40 produtos divulgados pela cotação nacional de preços
Acesse a pagina: http://www.ceasa.gov.br/precos.php?TIP=1&P00=PDF&P01=1&P02=1&P03=0
Fonte; SEAF/Henrique Pimenta

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO