ECONOMIA

Segunda melhor data do ano, considerada pelos comerciantes perdendo somente para o Natal

A segunda melhor data do ano, considerada pelos comerciantes, é o Dia das Mães, perdendo apenas para o Natal. A data é comemorada no segundo domingo do mês de maio e baseado na relevância da data para o comércio no município de Rondonópolis, o Instituto de Pesquisa da ACIR (IPA) realizou uma pesquisa com os consumidores da cidade, para saber como será o comportamento deles para a data.

Os dados coletados apontam que os consumidores de Rondonópolis não esquecerão a data e presentearão as mães no dia 13 de maio. 68,9% dos entrevistados têm intenção de presentear as mães, e desses, 47,1% pretendem gastar entre R$ 81,00 e R$ 150,00.

A pesquisa aponta também que os itens mais pretendidos serão: vestuário e perfume. Além disso, vê-se que a população concentra 58,6% do seu interesse de compra em lojas localizadas no centro da cidade, enquanto 31,0% pretendem comprar em lojas localizadas no Shopping. Além disso, os consumidores entrevistados, 67,6% manifestaram interesse em efetuar o pagamento das compras à vista, em segundo lugar com o cartão de crédito parcelado (12,4%).

O IPA, com base nas informações levantadas através da pesquisa, sugere que:
– Os lojistas adotem estratégias promocionais, pois para 26,8% dos entrevistados as promoções são critérios decisivos para a escolha de comprar ou não em um estabelecimento; outro fator relevante nesse quesito é o bom atendimento, apontado por 21,7% dos entrevistados.

– A adoção de estratégias de marketing poderá ser fator para atração de clientes uma vez que 29% dos entrevistados apontaram a não intenção de compra de presentes para as mães. A internet é o meio de comunicação mais utilizado pelo consumidor que usa principalmente o WhatsApp (48,3%) e Facebook (33,7%).

A pesquisa foi realizada na cidade de Rondonópolis com um público total de 305 consumidores, entrevistados no período de 05 a 11 de abril com uma margem de erro de 5%. Em seguida apresentamos o relatório completo da pesquisa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo