28.3 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Governo consegue a assinatura do contrato para restabelecer o fornecimento de GNV

A partir da próxima semana será restabelecido o abastecimento de gás natural veicular (GNV) nos postos de combustíveis da Grande Cuiabá. A assinatura de contrato entre a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) e Empresa Pantanal Energia (EPE) aconteceu no início da noite dessa sexta-feira (24.10). No entanto, a empresa boliviana alegou que não tem expediente no fim de semana e que só poderá abrir as válvulas na segunda-feira (27.10) para bombear o gás para Mato Grosso. A expectativa é que já na terça-feira (28) haja GNV nos cincos postos da Grande Cuiabá.
Na últimas duas semanas, o Governo do Estado de Mato Grosso se empenhou nesta negociação, esgotou todas as possibilidades de discussão e conseguiu um acordo para reestabelecer o abastecimento do combustível para o Estado. “O próprio Governador acompanhou as negociações de perto. Trabalhamos com todas as possibilidades para viabilizar o reestabelecimento do abastecimento o mais rápido possível. Afinal, o povo mato-grossense não pode ficar sem o gás e ser prejudicado”, destaca o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, que conduziu as negociações nas últimas duas semanas.
Segundo ele, após a abertura das válvulas na Bolívia, o tempo previsto para que o gás chegue até o city gate, localizado no Distrito Industrial, de Cuiabá é de aproximadamente duas horas. Em seguida começa a distribuição que levará em média 10 horas para abastecer os cinco postos espalhados em Cuiabá e Várzea Grande. “Fizemos um mutirão com a colaboração de toda a equipe técnica do MT Gás e até dos empresários dos postos para atender o consumidor com rapidez e eficiência”, diz Nadaf.
De acordo com secretário, há na Grande Cuiabá pelo menos três mil carros rodando com gás. Destes, pelo menos 360 são taxis. O consumo médio por dia de um carro que utiliza gás natural varia entre 16 e 20 metros cúbicos. “Acreditamos que nos primeiros dois dias após chegar o gás em Cuiabá, haverá filas nos postos de abastecimento. Em função disso, pedimos a colaboração dos consumidores para que tenham paciência na hora de abastecer”, solicita o secretário.
Cada um dos cinco postos instalados na Grande Cuiabá tem dois bicos que abastecem com o gás natural veicular. O tempo médio de abastecimento de cada carro é de aproximadamente 20 minutos. “A maioria dos postos trabalham 24 horas e aqueles que normalmente não funcionam período integral se comprometeram a trabalhar 24 horas até que o abastecimento seja normalizado”, destaca.
Assessoria/Sicme-MT

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO