POLÍTICA

'Definição do candidato do PT ao Senado será no voto'

O vereador de Barra do Garças e membro do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Odorico Kiko, defende a tese que haja uma prévia para definir o candidato ao Senado Federal do partido em virtude da disputa interna entre a senadora Serys Slhessarenko e o deputado federal Carlos Abicalil pela vaga.
Nos bastidores, a informação é que a Serys não abre mão de ser candidata a reeleição e Abicalil estaria arrebanhando o apoio dos diretórios municipais e teria gente ilustre do PT nacional apoiando a sua candidatua. A revista Isto É essa semana publicou que seria o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), o mentor da candidatura de Abicalil ao Senado, aumentando o conflito interno.
Segundo o vereador de Barra do Garçs, que defende o nome de Abicalil, o deputado teria primeiro procurado a senadora Serys para comunicar a sua decisão de ser candidato ao Senado, antes mesmo de avisar o partido, para justamente não magoar a parlamentar. “Se não houver um entendimento, poderemos ter uma prévia para definir o candidato” explicou Kiko
O vereador Kiko viajou domingo e está na capital do estado para acompanhar a visita da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em Cuiabá. Entre outras missões, a ministra está vindo com intuito de evitar que a crise se alastre dentro do partido em Mato Grosso onde dois grupos estão formados, o grupo de Serys e o grupo liderado por Abicalil que venceu a eleição para direção do partido com 64% dos votos dos diretórios municipais.
O vereador barra-garcense explica que a prévia é uma maneira democrática de o partido apontar o melhor candidato do partido para o Senado. “Eu particularmente adoro a Serys vejo ela como uma grande liderança no partido, mas entendo que hoje o momento é melhor para o Abicalil. Na minha opinião ele deve ser o candidato ao Senado e quem sabe a Serys para deputado federal, invertendo os papeis” analisou.
Mesmo como projeto do secretário de Educação, Saguas Morais, também de concorrer a Câmara Federal dentro do legado de Abicalil, o vereador Kiko entende que há espaço e condições quem sabe de eleger tanto a Serys como o Saguas para Câmara Federal dentro da aliança com o PMDB, PR e PT.
O vereador Kiko avalia ser pouco provável a hipótese de Serys ser candidata a vice-governadora na chapa com o PMDB pelo fato de o partido já ter a vaga de Senado assegurado na aliança. “Eu acredito que outros partidos não cederão duas vagas na chapa majoritária para o PT”, explicou. O vereador de Barra informou que vai defender o nome da ex-secretária de Educação de Barra do Garças, Fátima Aparecida Resende, para ser candidata a deputada estadual substituindo ex-prefeito Zózimo Chaparral(PC do B), que está inelegível com duas contas reprovadas.
O PT tem hoje 100 vereadores no estado, sendo 15 na região de Barra do Garças, 19 prefeitos e 18 vice-prefeitos, 1 deputado estadual, 1 deputado federal, 1 senadora e responde pela importante pasta da Educação no governo do Estado com secretário Saguas que deve sair, mas deve manter alguém do PT no comando.
Fonte:Olhar Direto

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo