ECONOMIA

Governo Blairo busca redução de 15% do custeio e entrar em 2010 com as contas em dia

Já se preparando para as contas de 2010, último ano de gestão do governo atual, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, orientou os secretários de Estado e outros gestores dos órgãos estaduais, na reunião de secretariado durante a tarde desta segunda-feira (14.09), que diminuam as despesas de custeio para que o Estado possa ter mais recursos à atividade fim, o que interessa ao Governo, que é chegar ao cidadão.
O secretário-chefe da Casa Civil e de Comunicação Social, Eumar Novacki, contou que na última sexta-feira (11.09), foi realizada uma reunião com os superintendentes, coordenadores e gerentes administrativos e financeiros onde foi repassada a determinação do governador de frear o custeio. “Temos a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e em 2010 não queremos deixar nenhuma conta para trás”, frisou Novacki.
A partir do final deste mês de setembro, a Casa Civil e as Secretarias de Fazenda e Planejamento do Estado começam a acompanhar cada secretaria mensalmente e a avaliar o comportamento destes gastos, a fim de orientá-los à redução de 15% e “cobrar de cada gestor que realmente aplique isso. Queremos reduzir o custeio da máquina, torná-la mais eficiente para que o recurso possa ser canalizado para a atividade fim”, completou o secretário.
"Desde o início do ano o Governo deixou claro que não haveria suplementação. Agora queremos ousar mais. Pegar o que está previsto no orçamento e fazer com que o secretário possa reduzir em cima daquilo que já estava previsto. Estamos apertando um pouquinho mais. Para todos os projetos e ações importantes (finalísticas) que o Estado já começou não haverá prejuízos. Aquilo que programamos iremos terminar”.
AGÊNCIA DA COPA
O governador falou ao secretariado sobre a reunião que ocorre nesta terça-feira (15.09), às 9h, no Palácio Paiaguás, com os deputados estaduais para apresentação do projeto de criação da agência executiva da Copa aos parlamentares. “O governo quer chamar os deputados, apresentar o projeto, ouvi-los, fazer com que as discussões acabem aqui. Para que não tenhamos polêmica quando chegar na Assembleia Legislativa”,
Segundo Novacki, todos os deputados foram convidados e os setes nomes dos diretores sugeridos pelo governador também serão conhecidos nesta terça. As indicações de Blairo Maggi serão apreciadas pelo parlamentares.
DENGUE
O combate à dengue foi mais um assunto em destaque na reunião de secretariado, já que se aproxima o período de chuvas. O governo não quer vítimas em Mato Grosso e conforme o secretário da Casa Civil, vai perseguir a meta zero e se empenhar muito para isso com ações preventivas. O governador pediu prioridade aos gestores para que auxiliem o secretário de Saúde.
Uma reunião ampliada será realizada entre as Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande com o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, para discutir ações compartilhadas e estratégias, como a estimulação de campanhas educativas envolvendo escolas e órgãos públicos, por exemplo, reforçar a visita dos agentes de saúde, sobrevôo para observar limpeza dos terrenos e possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue.
A população também deverá ser sensibilizada a se mobilizar para o combate. “Não há como o governo fazer um trabalho efetivo sem a participação da população”, argumentou ainda o secretário. O Ministério Público, um dos órgãos representados no Comitê de Combate à Dengue, deve responsabilizar o cidadão que não cooperar com a prevenção da dengue.
QUEIMADAS
Os números que comprovam a maior redução de queimadas em Mato Grosso, de toda história do Estado desde que o Governo começou a fazer o acompanhamento, foram apresentados durante a reunião desta segunda. A revista Veja desta semana, inclusive, traz uma reportagem sobre a trajetória do governador Blairo Maggi que conseguiu quebrar paradigmas e hoje é apoiado pela maioria dos ambientalistas, deixando claro sempre que a meta é produzir de forma sustentável.
Portal do Est.de Mato Grosso

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo