Programa da Eletronorte quer evitar o desperdício

O Programa de Eficiência Energética da Eletronorte, apresentado à administração local, tem como meta combater o desperdício nos órgãos e unidades públicas de Rondonópolis. Os secretários municipais que conheceram a proposta, durante reunião com gerentes da estatal, na tarde desta quarta-feira (18) avaliam que a iniciativa atende os interesses do prefeito José Carlos do Pátio de reduzir gastos e economizar o dinheiro público para investir mais em ações sociais, educação e saúde pública.
A gerente de Programas e Projetos de Eficiência Energética, Jussara Nogueira Trajano, apresentou o programa financiado com recursos da Eletronorte e da Eletrobrás. A previsão é reduzir em pelo menos 30%, o consumo de energia na prefeitura e nos diversos prédios públicos. Jussara Trajano contou que a Eletronorte elegeu duas cidades mato-grossenses para desenvolver o trabalho de combate ao desperdício de energia em 2010. São as cidades de Rondonópolis e Sinop.
O programa que foi criado para atender os requisitos de sustentabilidade do Sistema Eletrobrás, visa combater o desperdício e a exclusão elétrica no Brasil, reduzir impactos ambientais e eficientizar as instalações da empresa.
Rondonópolis deve desenvolver o Projeto de Gestão Energética Municipal para fazer o gerenciamento do consumo e dos custos com energia elétrica, combater o desperdício e gerar economia. O prefeito José Carlos do Pátio precisa assinar o acordo de cooperação técnica com a Eletronorte, para colocar a proposta em prática.
A partir daí, deve ser constituída a Unidade de Gestão Energética – Ugem, com pessoas das diversas secretarias. A sugestão é que sejam funcionários de carreira. A equipe vai receber treinamento específico, oferecido pela Eletronorte. A missão do grupo é desenvolver atividades para reduzir o consumo de energia elétrica e a fatura mensal.
A assessoria da Eletronorte vai contribuir com a elaboração do Plano Municipal de Gestão de Energia Elétrica – Plamge que deve apontar os cenários e as oportunidades de economia dos custos de energia. O documento vai mostrar as soluções para aplicação da eficiência energética nos prédios, vias e logradouros públicos.
O secretário de Governo, Miltom Gomes da Costa, o Miltão, afirmou que a administração tem interesse no programa que tende a trazer muitos benefícios para a municipalidade. “Tenho certeza que se o prefeito estivesse aqui já definiria o acordo. Estamos vendo essa proposta com bons olhos e queremos realmente, fazer parte do projeto. Ele só vai nos trazer benefícios”, disse.
O gerente de Coordenação Regional e Representação da Eletronorte em Mato Grosso , Francisco Antunes Sperandéo, disse que incluiu Rondonópolis na prioridade para fazer o programa que já foi aprovado pela Eletrobrás, por gratidão à boa receptividade da sociedade local. Ele dirigiu a unidade regional da empresa que funcionou na cidade, antes de ser transferida para Cuiabá, e foi homenageado com o título de cidadão rondonopolitano, concedido pela Câmara de Vereadores. A proposta de acordo cooperativo vai ser definida pela gerente executiva, Solange Maria da Silva.
Os demais secretários presentes na reunião também asseguram o interesse do prefeito no programa. A audiência contou com a participação dos secretários Lindomar Alves (Meio Ambiente), Regina Céli Marques Ribeiro (Receita), Gerson Araújo de Oliveira (Administração), Adão Nunes (Finanças), Valdemir Castilho Soares, o Biliu (Desenvolvimento Econômico), Ronaldo Sendy Iticava Uramoto (Infraestrutura e Urbanismo) e Antônio Miranda (Ouvidor do Município).
Fonte:ASCOM