Rondonópolis já tem 40 casos ativos e apura nova morte por Covid-19

Rondonópolis completou ontem (06) 75 dias sem registro de óbitos por Covid-19, mas o dado poderá ser alterado após avaliação de uma morte ocorrida no dia primeiro de junho. Há a suspeita de que o paciente tenha sido vítima da doença. O município também registrou uma aceleração no registro de novos casos e tem reforçado o apelo para que todos se vacinem e mantenham em dia o calendário de imunização.
Conforme os boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, ao longo de todo o mês de maio foram registrados 60 novos casos de Covid-19 em Rondonópolis. Porém só nos seis primeiros dias do mês de junho já houve 53 notificações – número que pode ser ainda maior, já que muitas pessoas fazem os testes em farmácias e não informam o resultado positivo às autoridades municipais.
A Secretaria de Saúde também não descarta a possibilidade de haver outros casos na rede pública ainda não contabilizados. “É Importante destacar que poderá haver casos positivos represados nas unidades, que assim que forem entregues serão auditados e computados”.
Neste momento a cidade tem 40 casos ativos confirmados, mas apenas uma pessoa está hospitalizada. Trata-se de um paciente que veio de Sonora (MS) e está recebendo tratamento na UTI do Hospital da Unimed. Os demais estão sendo tratados em casa e são monitorados pelas equipes de Saúde.
Desde o início da pandemia Rondonópolis registrou 44.442, com 975 óbitos causados epla Covid-19.
NOVA ONDA
O aumento de novas contaminações não é uma exclusividade de Rondonópolis. As médias de contaminações aumentaram em todo o país. Porém, graças à vacinação em massa, o aumento de internações e óbitos ocorre numa proporção menor.
Os números são acompanhados com preocupação por especialistas, levando muitos estados a retomarem restrições como a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados e a volta do teletrabalho para profissionais de grupos de risco.
Na semana passada o Governo de Mato Grosso voltou a exigir o uso de máscaras nas escolas, medida que já era adotada em Rondonópolis. Aqui no município as máscaras também são obrigatórias nas unidades da rede pública de Saúde.
A Prefeitura de Rondonópolis não confirmou se haverá convocação do Conselho Gestor de Crise para discutir outras medidas visando evitar uma nova onda da doença.
Ontem o município começou a ofercer a quarta dose de vacina para as pessoas com mais de 50 anos e também aos trabalhadores da Saúde.
Eduardo Ramos – Da Redação