O governador Mauro Mendes recebeu a embaixadora da Irlanda no Brasil, Fiona Flood, e apresentou o grande potencial de produção de Mato Grosso.
A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira (18.06), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Durante a agenda, o governador falou sobre a potência que é Mato Grosso na produção de alimentos.
“Mato Grosso é um exímio produtor e exportador, com grande potencial de aumentar ainda mais sua capacidade e contribuir com a produção de alimentos no mundo. Somos o estado que mais produz carne, soja, milho, algodão e gergelim, em uma área de 904 mil km² com mais de três milhões de habitantes. Nos destacamos nesses setores e ainda conseguimos preservar mais de 60% da nossa área”, declarou.
Mauro ainda destacou a abertura para o mercado internacional e novas parcerias comerciais.
“Mato Grosso hoje é líder em oportunidades para quem quer investir em áreas como biocombustíveis, armazenagem, indústrias, concessões de rodovias e armazenagem. Somos a região com a menor taxa de desemprego do país e a que mais investe na qualificação profissional”, citou.
Em relação à Irlanda, Mato Grosso se destaca como principal exportador brasileiro, representando 29,1% das exportações nacionais para o território. Os principais produtos exportados em 2023 para a Irlanda foram: milho, tortas e resíduos de soja, plantas e sementes de frutos.
A embaixadora agradeceu a oportunidade da visita e destacou que recebeu boas recomendações sobre o nosso estado.
“Tenho ouvido muitas coisas boas sobre Mato Grosso, um estado de oportunidades e que valoriza a Educação. Na Irlanda nós temos esse mesmo olhar, que pensa no futuro e na educação como principal ferramenta de avanço no mundo”, destacou a embaixadora.
Fiona finalizou sua visita convidando o governador a conhecer a Irlanda, e futuramente, estreitar laços que possam contribuir para o fortalecimento da Educação em ambas as regiões.
Participaram da visita a presidente da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI), Mariana Bolfarine; o ajudante de ordens do governador, o tenente-coronel Ricardo Mendes; a coordenadora da Unidade Assuntos Internacionais, Rita Chiletto e a assessora da Unidade de Assuntos Internacionais, Karina Colet.
Fonte: Secom_MT
Leia Mais:
- Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
- PF indicia Bolsonaro e mais 36 por tentativa de golpe de Estado
- Brasil aumenta investimentos em Educação Pública
- Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos
- Novos operadores aerotáticos irão compor equipe do Ciopaer e ampliar atendimentos no Estado