29 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

GGI de Rondonópolis discute implantação de vídeo monitoramento e ações para 2009

Rondonópolis, MT – As articulações do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Rondonópolis trouxeram resultados positivos já no início de 2009. Nesta quarta-feira (04.02), o diretor Executivo do GGI, major BM Vagner Santino, e o coordenador de áreas temáticas, major PM Wankley Rodrigues, estiveram reunidos com os membros do GGI-Roo para discutir, entre outras ações, a implantação do sistema de vídeo monitoramento no município.

A reunião foi marcada pela inclusão de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) nas discussões permanentes para formulação de políticas de segurança pública. Estiveram presentes representantes das Polícias Militar, Judiciária Civil e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário, Poder Judiciário e Ministério Público.

A pauta principal foi a execução do projeto de monitoramento eletrônico do município. O investimento de aproximadamente R$ 1 milhão de reais levará a Rondonópolis 20 câmeras que serão instaladas em pontos estratégicos. O recurso, que é proveniente do Fundo Nacional de Segurança Pública, coloca Rondonópolis na posição de primeiro município de Mato Grosso a captar verba do Governo Federal por meio do GGI.

Inicialmente implantado em Cuiabá, o Sistema de vídeo monitoramento ajudou a reduzir os índices de criminalidade na região central da capital. Em Rondonópolis, comerciantes e toda população esperam que o mesmo aconteça.

O diretor de serviços e produtos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Maurício Alves Rodrigues Pugas, elogiou o empenho dos membros do GGI para colocar o município como referência em termos de integração. "A população quer segurança em casa e nas ruas. Esperamos que a união entre representantes da segurança pública e sociedade civil continue trazendo benefícios para Rondonópolis", avalia o representante da CDL.

A juíza titular da Vara Contra Violência Doméstica, Maria Mazarello, aproveitou para citar os avanços no combate à violência doméstica em Rondonópolis. Segundo a juíza, a intensificação das ações integradas reduziu significativamente o número de homicídios, estupros, atentados violentos ao pudor, e outros crimes ligados à violência doméstica. "O próximo passo é ampliar para todo Estado nossas ações e torná-las políticas permanentes", acrescentou.

Uma das próximas ações do GGI-Roo é municipalizar o gabinete. O diretor executivo do GGI, major BM Vagner Santino, explica que, dessa forma, a captação de verba pelo Governo Federal se tornará mais freqüente, uma vez que essa é uma das políticas do Pronasci. "Para combater o crime, seguimos as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Único de Segurança Pública, cujo eixo central é a articulação entre União, Estados e municípios", explica.

Para o mês de março, os dirigentes do GGI-Roo preparam a etapa regional da "Conferência Estadual de Segurança Pública", que acontece em junho, em Cuiabá. As propostas e planos de ação de Mato Grosso serão apresentados a todo Brasil, em agosto, na "1ª Conferência Nacional de Segurança Pública", que acontecerá em Brasília.

CARNAVAL – As ações que irão garantir a segurança dos foliões durante as comemorações do carnaval em Rondonópolis foi uma das pautas da reunião.

De acordo com o comandante do 5° Batalhão da Polícia Militar, coronel PM Evandro Medeiros, a PM já firmou parcerias com a Prefeitura e reforçará o policiamento nos locais de festa, principalmente no tradicional "Rondonfolia", e nos campos de oração da Assembléia de Deus, que possuem grande público.

Nos cinco dias de carnaval, 200 policiais militares farão policiamento ostensivo e blitzes educativas, além do policiamento de rotina. Quatro novas motocicletas e 12 bicicletas complementarão o trabalho do efetivo policial.

PRONASCI – Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no país. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

GGI – O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) é um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem. Visa coordenar o Sistema Único de Segurança Pública nos Estados.

Desde que foi criado pelo Ministério da Justiça no ano de 2003, o GGI vem promovendo a interlocução dos planos nacional e estadual de segurança pública. O GGI-MT foi o segundo criado no país (o primeiro foi o GGI do Espírito Santo). Gabinetes integrados regionais funcionam em Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Cáceres e Rondonópolis.

Secon

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO