Preparar os gestores municipais para saberem orientar empresários e empreendedores a captar financiamentos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste – FCO e do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste – FDCO. Esta é a meta da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste – Sudeco que realizou nesta quarta-feira (25) a capacitação de agentes públicos dos 19 municípios da região Sul do Estado. O encontro com projetistas, secretários municipais, prefeitos e representantes de bancos aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde de Rondonópolis.
Cleber Ávila – superintendente da Sudeco – explica que o objetivo principal é conseguir mostrar para todos as políticas do Fundo e capacitá-los para saberem acessar o orçamento da ordem de R$ 7,7 bilhões do FCO e do FDCO, juntos. Desse total, R$ 1,8 bilhão está reservado para Mato Grosso e pode ser capitado por quem apresentar projetos adequados. No curso os gestores aprenderam como os recursos podem ser operacionalizados para financiar projetos nas áreas de agricultura, pecuária, indústria, saúde e turismo. A equipe da Sudeco ensinou ainda como desenvolver os projetos.
O superintendente alerta que com projetos bem elaborados, os interessados têm a chance de obter financiamento do Fundo ainda neste ano. Os que deixarem de ser atendidos imediatamente vão ter o benefício assegurado em 2016. “Estamos repassando a todos os mecanismos de acesso ao Fundo e orientando a forma de desenvolver projetos adequados. Nosso interesse é fortalecer a economia das cidades e ajudar a gerar empregos e oportunidades com financiamentos do FCO”, afirma.
Cleber Ávila abriu a roda de conversa no curso com um desafio para que os gestores da região Sul do Estado inaugurem a contratação de financiamentos do FCO a partir da capacitação. “Meu desafio é que uma destas cidades inaugurem a operação do fundo”, destaca.
Stefânia Pasqualotto – secretária de Desenvolvimento Econômico de Rondonópolis – avalia que inúmeras empresas em processo de instalação na cidade podem se beneficiar do financiamento do FCO. “Com essa capacitação vamos saber como está o FCO e qual é o caminho correto para operacionalizar os recursos. Vamos aprender a lição aqui e levar os conhecimentos para empresários e empreendedores que precisam de ajuda. Por isso, essa parceria com a Sudeco é muito importante”, avalia.
Angelina Benedita Pereira – prefeita de Planalto da Serra – veio pessoalmente, em busca de informações que possam ajudar empresários da cidade a acessarem os recursos do FCO. Ela trouxe ainda alguns membros da equipe de governo que precisam compreender melhor o processo e trabalhar para atrair financiamentos para projetos em áreas sociais. “Sabemos que existem os recursos disponíveis. Mas, precisamos aprender a montar os projetos adequados para captá-los e atender o social”, admite.
O secretário de Agricultura e Pecuária de Rondonópolis, Renato Mendes, também participou da capacitação interessado em saber quais os caminhos deve seguir para que os recursos do FCO sejam disponibilizados para fomentar a agricultura familiar. “Quero aprender como desenvolver os projetos para correr atrás dos recursos do FCO”, defende. O encontro reuniu participantes de Poxoréu, Cuiabá, Guiratinga, Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Rondonópolis.