Conheça os sintomas da pneumonia que impediu Lula de ir à China

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77 anos, cancelou sua viagem à China no sábado (25.mar.2023) para se recuperar de uma broncopneumonia bacteriana e viral pelo vírus influenza A. Médica de Lula diz não haver “motivo nenhum para alarde” Embora o quadro de saúde do petista seja leve e ele tenha melhorado de 6ª feira (24.mar) para sábado, são necessários cuidados para que a situação não se agrave. Sem tratamento adequado, pode levar à morte, segundo o médico infectologista Hemerson Luz.
Entenda em 5 pontos a doença que impediu Lula de viajar: o que é pneumonia – doença inflamatória que atinge estruturas internas do pulmão, como brônquios e alvéolos; tipos de pneumonia – viral, bacteriana ou química (inalação em algum ambiente com presença de gás ou outro agente, levando a contaminação dos pulmões);
Sintomas – cansaço, fadiga, febre, tosse com catarro, falta de ar, dor nas costas e confusão mental (casos graves); fatores agravantes – idade (Lula tem 77 anos), estresse, falta de descanso, alimentação inadequada e pouca hidratação; tratamento – antibiótico, anti-inflamatório, mucolítico (medicação para desprender o muco das vias aéreas que podem conter relaxantes musculares), repouso, manter-se hidratado e fisioterapia respiratória (em casos graves).
O infectologista diz que viajar para a China não seria indicado enquanto Lula ainda se recupera da doença: “Uma viagem com mais de 30 horas não seria adequada para o momento, é preciso no mínimo 48 horas de repouso a partir do início do tratamento. Caso ele reaja bem, pode-se fazer algum tipo de esforço”….
LULA NA CHINA
O ministro Carlos Fávaro disse que o governo chinês definirá uma nova data para o encontro entre Lula e Xi Jinping; há no Planalto a expectativa de o presidente viajar em, no máximo, 40 dias –nessa previsão, o petista viajaria no final de abril ou início de maio; Lula passará por nova avaliação médica em duas semanas.
Fonte: Poder 360