O Gabinete de Apoio à Segurança Pública (GASP) realizou uma reunião nessa quinta-feira (09) com diversas entidades e órgãos municipais e estaduais para debater ações preventivas e estratégias de resposta para situações de emergência no período chuvoso.
A reunião teve como objetivo principal a elaboração de um protocolo de ações para socorrer a população ribeirinha e conscientizar os moradores sobre os riscos associados às chuvas intensas. O encontro também abordou a utilização de recursos municipais e dos órgãos de segurança para minimizar os impactos e garantir a segurança da população.
“O desejo da gestão é estar próxima da segurança pública. Queremos que a população seja o foco das discussões”, afirmou o secretário do GASP, Subtenente Guinâncio.
Além de tratar da segurança pública, os participantes discutiram problemas estruturais do município, como a falta de planejamento em drenagem urbana. O secretário de Governo, Mykaell Vitorino, destacou a necessidade de enfrentar os desafios herdados de gestões anteriores. “Esses problemas recorrentes agora recaem sobre nós, e a população vai cobrar. Temos, sim, a responsabilidade de não deixar a população sofrer, preservando principalmente a vida das pessoas e, posteriormente, seus bens”, enfatizou Vitorino.
Para agilizar a comunicação em situações de emergência, foi criado um grupo no WhatsApp com representantes de todos os órgãos envolvidos, garantindo respostas mais rápidas e integradas.
Participaram do encontro representantes da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (CODER), Energisa, Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (SANEAR), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, 18º GAC, e das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente (Semma), Transporte e Trânsito, e Governo.
Fonte: Da Assessoria