POLÍTICA

Goellner sugere o uso do óleo vegetal como combustível no Projeto Copa Limpa

O senador Gilberto Goellner (DEM/MT) sugeriu, nesta terça-feira (02), que seja incorporado ao Projeto Copa Limpa o uso do óleo vegetal in natura como combustível dos ônibus urbanos nas 12 capitais brasileiras escolhidas para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014.

A proposta foi apresentada na reunião promovida pela Comissão Permanente sobre Mudanças Climáticas, que discutiu o Projeto com a presença do ministro dos Esportes, Orlando Silva, com o objetivo de que o Brasil adote práticas sustentáveis durante a realização da Copa do Mundo de 2014.

Goellner explicou que o óleo vegetal in natura como combustível deve substituir o óleo diesel, que é altamente poluente por emitir CO², enxofre e partículas finas. Ao contrário do diesel, frisou o parlamentar, o óleo vegetal é uma matriz energética limpa que, se utilizado como combustível no transporte coletivo, virá a ser uma maneira viável de reverter o quadro de poluição dos grandes centros urbanos.

O projeto Copa Limpa prevê ainda o uso de energia solar nos estádios onde serão realizados os jogos da Copa. A proposta vem sendo estudada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e permitirá o uso de energia solar nos estádios de futebol das 12 capitais escolhidas.

O senador Gilberto informou na reunião que a cidade de Cuiabá ganhará um estádio com utilização de energia solar e dentro das normas internacionais de preservação ambiental. A idéia é gerar eletricidade para diversas atividades dentro do estádio, como, por exemplo, o sistema de irrigação do gramado.

“Temos que aproveitar esse espírito de Copa do Mundo para adotarmos medidas ecologicamente corretas e sustentáveis não apenas nos 30 dias de jogos, mas para o resto do tempo, transformando esta fase em uma sistemática constante das políticas públicas do País”, colocou Goellner.

Da assessoria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo