POLÍTICA

Quarto no estado e primeiro de Rondonópolis, Medeiros se conceitua em pesquisas

O senador José Medeiros (Pode/MT), agora candidato a deputado federal, apareceu bem em todos os cenários e por dois institutos de pesquisa diferentes sobre intenções de voto, nos últimos dias. Enquanto que no levantamento do Mark, divulgado no último dia 19 de setembro, Medeiros surgiu em sexto mais lembrado na modalidade espontânea, o MT Dados trouxe, um dia depois, o líder estadual do Podemos em quarto, liderando na promissora chapa que tem o PP, PTB e Podemos como principais favoritos a terem eleitos entre as oito vagas disponíveis para o cargo. Ambas as amostragens ouviram pessoas de todas as regiões de Mato Grosso.

Outro dado a se considerar relevante, porém, no levantamento do Mark, foi uma terceira pesquisa específica onde Medeiros mostra-se o mais lembrado em Rondonópolis. Terceiro maior colégio eleitoral do estado e principal cidade do interior no quesito populacional, a cidade é tradicional reduto político de grandes lideranças. Os rondonopolitanos têm atualmente apenas Adilton Sachetti (PRB) como representante na Câmara Federal, já que Carlos Bezerra (MDB) já há algum tempo tem focado sua atenção e atividades parlamentares em outras regiões do estado. Sachetti, atualmente, concorre ao Senado Federal.

Em suas redes sociais, Medeiros fez questão de agradecer o apoio recebido e disse receber os números como fontes de inspiração para seguir com sua atuação parlamentar e na própria campanha. “O reconhecimento de todo nosso trabalho me dá ainda mais ânimo para continuar representando o Mato Grosso e o nosso povo”, postou. Apesar de não ser do PSL, o candidato também vem acumulando crescimento junto ao público apoiador de Jair Bolsonaro à Presidência da República, em virtude da convergência de bandeiras políticas e da proximidade com o senador Magno Malta (PR), amigo em comum entre o presidenciável e o mato-grossense e que esteve, inclusive, em Rondonópolis para uma grande carreata, recentemente.

Método de Pesquisas

O levantamento da Mark, em Rondonópolis, foi feito com uma amostragem de 318 eleitores, utilizando metodologia quantitativa e survey de opinião. A margem de erro é de 3% e o levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob protocolo MT-00959/2018. As entrevistas foram realizadas entre 15 a 17 de setembro, mesma data do recolhimento dos números da pesquisa estadual, que por sua vez ouviu 1.064 mato-grossenses e possui margem de erro de 2,5%. Esta última, está registrada com a numeração MT-00576/2018.

Já o levamento do MT Dados, está registrado no Tribunal Regional Eleitoral – TER com a numeração 06182/2018. Esta pesquisa conta com nível de confiança de 95% e sua margem de erro está cravada em 3%, para mais ou menos. A coleta das entrevistas foi entre 13 e 17 deste mês, totalizando 1518 eleitores ouvidos. Segundo divulgado, cidadãos e cidadãs de 48 cidades de Mato Grosso participaram.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo