Campanha Nacional de Hanseníase e Verminose foi lançada hoje na escola Princesa Isabel

Rondonópolis está oficialmente na Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-helmitíase que beneficiará neste ano 25 mil alunos da rede pública municipal de ensino com vermífugo e exame de manchas suspeitas na pele nos alunos. O lançamento da campanha aconteceu na Escola Municipal Princesa Isabel, no Jardim das Flores com apresentação de teatro e teatro de fantoches por alunos do 7° Semestre da Universidade Federal de Mato Grosso que abordaram a higiene e esclareceram como ocorre a transmissão dos vermes. Depois os alunos receberam a dose única de albendazol 400mg.

O lançamento da campanha que faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) contou com a presença do Procurador Adjunto, Rafael Xavier, representando o prefeito Percival Muniz, da gerente do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Marisa Brescovici de Araújo, das servidoras da Secretaria Municipal de Saúde, Eulice Idalina, Gerente do Departamento de Gestão do SUS e Eliane Ormod, gerente do Departamento de Ações Programáticas, além do diretor da unidade Adevaldo Carvalho.

A campanha tem por objetivo reduzir índices de verminoses nos alunos e detectar casos de hanseníase, em que o Brasil infelizmente é vice-líder no ranking mundial. Quanto à verminose, todo aluno da rede pública deverá tomar a dose única de albendazol, já no caso da hanseníase o trabalho será entre escola e família. Cada aluno recebe uma ficha de autoimagem e com a ajuda do pai, mãe ou responsável irá apontar na ficha em que lugares do corpo há manchas e a descrição das mesmas, se são de nascença ou não. Depois, a criança que apresentar manchas suspeitas será encaminhada para avaliação da equipe de saúde do PSF mais próximo da escola para que haja o diagnóstico correto da hanseníase, em caso positivo, a criança e a família serão encaminhadas para tratamento.

A campanha é em conjunto com as Secretarias de Saúde e de Educação e as doses de vermífugo serão aplicadas a partir de hoje nas escolas do município. Cada PSF será responsável pela agenda de trabalho das escolas da redondeza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo