23.6 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Fruteiro vira empreendedor individual e já desfruta das vantagens

O fruteiro Roberto Carlos de Souza, 45 anos, iniciou sua vida vendedor no ramo de frutas há oito anos, seguindo os passos da esposa que também era comerciante. Começou como vendedor na feira, logo depois foi para a rua onde notou que este não era o local adequado para ter um comércio, devido à insegurança, e principalmente por saber da ilegalidade deste tipo de comércio. Tomou então a decisão de se tornar pequeno empreendedor, ter seu ponto de referência devidamente legalizado e desfrutar das vantagens previdenciárias e empresariais.

“O que é errado é errado, e eu tive que legalizar o meu comércio. Recebi diversas notificações, mas estou satisfeito, agora tenho meu local próprio, a chuva já não estraga mais meus produtos, tenho segurança e os clientes também elogiaram muito a mudança”, comemora o vendedor.

De acordo com a gerente do Departamento de Fomento do Gabinete de Desenvolvimento Econômico, Mariana Almeida, a Prefeitura Municipal de Rondonópolis dá todo o suporte para quem resolver sair da informalidade e se tornar um pequeno empreendedor.

“Dentro da Secretaria temos o Departamento de Capacitação e Inovação que realiza uma visita até o comércio do pequeno empresário, analisa o funcionamento, o que pode melhorar, enfim, realiza um diagnóstico completo. Oferecemos também diversos cursos de capacitação e temos parceria com o Sebrae, portanto, sempre disponibilizamos oficinas para estes novos microempreendedores individuais”, disse Mariana.

Mariana explicou também qual o processo que a pessoa deve seguir para se tornar um empreendedor individual. “O interessado deve procurar o setor de controle urbano, para tirar o uso de ocupação de solo, logo após, com o documento em mãos, ele deve ir até o Centro de Atendimento ao Empresarial – CAE no Prédio da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Rondonópolis – Acir onde ele vai fazer seu CNPJ, ai então ele emite seu BAEC e volta para prefeitura para tirar seu Alvará de Funcionamento” disse a gerente.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO