Varejo aposta em grandes liquidações para impulsionar vendas no início do ano

Todos os anos a rede varejista cria estratégias para liquidar o estoque remanescente do fim do ano e impulsionar as vendas no primeiro trimestre. Diversas ações promocionais acontecem em janeiro, tanto em lojas físicas de todo o país, quanto no comércio eletrônico, e são uma boa oportunidade para o consumidor economizar.
Em Cuiabá, o Shopping 3 Américas promove, entre os dias 17 e 20 de janeiro, a tradicional “Triquida”, com produtos de diversos segmentos com até 70% de desconto nas lojas participantes. Segundo a diretora de marketing do shopping, Acilene Clini, a expectativa é de que durante os quatro dias de ação haja um aumento de 10% a 12% nas vendas e no fluxo de clientes.
“Serão dezenas de lojas de diversos segmentos com preços mais acessíveis e condições de compra facilitadas. É uma oportunidade única para quem quer começar o ano renovando o guarda-roupa ou para adquirir aquele item que não coube nas compras de fim de ano”, destacou a diretora.
Mercado otimista – Nesta ano, as grandes liquidações acontecem depois de um período positivo de vendas. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas de Natal em 2018 tiveram uma alta de 1,9% nas lojas físicas. No comércio eletrônico o crescimento foi de 13,5% de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Ebit|Nielsen.
Outro fator relevante é o aumento da confiança do consumidor evidenciada pela retomada do crescimento das vendas a prazo. Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram um aumento de 2,66% nas consultas de vendas a prazo entre os dias 04 e 24 de dezembro de 2018.
É o segundo ano consecutivo de alta neste período, já que em 2017 o aumento foi de 2,13% em relação a 2016. Apesar da crise financeira e política, a expectativa de crescimento econômico levou os brasileiros a presentearem mais no Natal e faz com que comércio inicie o ano com otimismo.