22.9 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Frenlog promove debate sobre navegação de Cabotagem

O transporte entre os portos costeiros e os fluviais no Brasil será tema de debate no 1º Workshop sobre Cabotagem, no dia 19 de agosto, em Brasília. O evento é promovido pela Frente Parlamentar Mista de Logística de Transporte e Armazenagem (Frenlog) do Congresso Nacional.

Conforme ressalta o presidente da Frenlog, senador Wellington Fagundes (PR-MT), a cabotagem é incipiente e a intenção é de fomentar a discussão sobre o tema, com vistas ao estimulo da adesão ao modal. A cabotagem é a navegação entre portos do mesmo país, e se contrapõe à navegação de longo curso – entre portos de diferentes países.

“O Brasil possui quase 8 mil quilômetros de extensão de costa navegável. Esse potencial ainda é pouco explorado. Na contramão, realizamos escoamento da produção a preço alto. Para se ter ideia, o frete do Sul ao Nordeste do país é mais caro que o realizado do Sul do Brasil até a Ásia. Precisamos abrir o mercado, explorar melhor as opções e diminuir os custos. Esse é o trabalho da Frenlog”, explicou Fagundes.

Durante o evento ainda será lançada o Plano de Ação da Frenlog, da legislatura de 2015-2018, que contém as atividades e eventos a serem debatidos e realizados com a finalidade de incentivar o desenvolvimento da infraestrutura e logística nacional de transportes nos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário, além dos portos.

CABOTAGEM – O evento acontecerá das 9h às 18h e conta com uma programação de palestras de representantes de instituições do Poder Executivo e da sociedade civil que atuam na área de transportes, bem como de empresas do setor. Serão quatro painéis que abordarão temas como: Usuários; Portos e Armadores; Governo: Regulação, Operação e Planejamento; e Governo e Fiscalização.

Os Ministros da Agricultura, Katia Abreu, dos Transportes, Antonio Carlos e da Secretaria de Portos, Edinho já confirmaram presença, bem como o diretor-geral da Secretaria de Portos, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia e o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Josias Sampaio.

O Workshop irá promover a discussão entre instituições governamentais, privadas e sociedade sobre ações que fomentem esse tipo de navegação. A revisão das normas legais e elaboração de nova regulamentação para a cabotagem também serão discutidas.

O evento é aberto ao público. Mais informações sobre a programação e inscrições podem ser encontradas no site: www.frenlog.com.br/

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO