Formação prepara ACS para atender pessoas com problemas de saúde mental e drogas

Preparar as Agentes Comunitárias de Saúde – ACS e os técnicos de enfermagem de Rondonópolis para saber acolher pacientes com problemas de saúde mental e dependência com o crack, o álcool e outras drogas. Essa é a proposta da equipe técnica do Departamento de Ações Programáticas do Município que começou na segunda-feira (26) a sexta etapa do Projeto Caminhos do Cuidado de formação da categoria. O curso em período integral prossegue nesta quarta (28).
A psicóloga tutora, Jacqueline Silva, explica que o objetivo é capacitar os profissionais e dar suporte às unidades básicas de saúde para saber acolher os pacientes e encaminhá-los ao tratamento especializado. Ela conta que a formação faz parte do ‘Programa – Crack é possível vencer’, do Ministério da Saúde, e tem a meta de oferecer conhecimentos sobre leis e portarias do Governo Federal que definem as regras das ações públicas neste sentido.
Jacqueline Silva afirma que a capacitação acontece em todo país e a base do curso é a troca de experiência. Ela esclarece que a metodologia adotada foi a de roda de conversa. Agentes de Saúde e técnicos de enfermagem falam das experiências vividas no atendimento a pessoas que tentam se livrar do vício com drogas ou amenizar o drama das doenças mentais.
Haidi Beatriz Baraldi – enfermeira coordenadora de Educação Permanente da Secretaria de Saúde de Primavera do Leste – dividiu com Jacqueline a missão de conduzir a roda de conversa e incentivou a discussão sobre o tema, interessada em despertar ‘novos olhares para a maneira de perceber esses pacientes e auxiliar as famílias a lidarem com o problema de saúde pública’. Jacqueline Silva antecipa que os trabalhos finais da formação acontecem nos dias 9 e 10 de fevereiro.