Professores iniciantes da rede municipal de ensino tiveram, na noite de quarta-feira (15), a oportunidade de dialogar sobre os conceitos, métodos e práticas em sala de aula. A formação é destinada a professores de até três anos de profissão buscando proporcioná-los um espaço de aprendizado e de constituição de competências profissionais no trabalho em sala de aula no processo de alfabetização e letramento.
As formadoras Dulcilene Rodrigues e Cleusa Barcelos enfatizaram a necessidade dessas formações voltadas para grupos específicos, baseadas na troca de experiências e no amparo de profissionais qualificados. “Os professores quando iniciam sua trajetória na educação por diversas vezes se deparam com situações que os deixam com dúvidas e inseguros, as formações vêm dar suporte à rotina do profissional estimulando a reflexão da didática aplicada e proporcionando troca de experiências”.
O curso foi montado para promover interação e dar liberdade para o professor se expressar das mais diversas formas, entre elas, colocando as expectativas em forma de desenhos e ilustrações.
A formação contará com sete encontros, que serão trabalhadas as expectativas da formação, as características do professor e a concepção que esse profissional tem da rede e do que é ser professor. Esses parâmetros irão nortear tanto a teoria a ser trabalhada com os profissionais, como o currículos e atividades a serem desenvolvidas com o grupo, visando prepará-los adequadamente para o trabalho em sala de aula com os alunos do município.