Oficina de “Entalhe em Madeira” beneficia jovens do Conjunto São José

Por meio de uma parceria entre Centro de Referência de Assistência Social – Cras e Secretaria Municipal de Cultura – Secult, foi realizada na tarde desta segunda-feira (15) na quadra do Cras – Conjunto São José -, a primeira etapa da oficina de “Entalhe em Madeira”.
Daniel Horas, coordenador do projeto, explica que a oficina faz parte do Projeto Marca Jovem, idealizado pelo Setor de Teatro do Cras Conjunto São José. “O objetivo principal é desenvolver o protagonismo social dos jovens”, comenta.
O professor da atividade, Paulo Pires, ministrou para os nove alunos, durante toda a tarde, aula prática sobre reutilização de madeiras diversas e cortes específicos dos formões. Para iniciar os trabalhos, são necessárias uma tábua, algumas ferramentas e criatividade.
Eles aprenderam a confeccionar placas que servirão para outra atividade na segunda etapa da oficina. “O grupo decidiu plantar quatro Ipês, como forma de simbolizar o cultivo da vida, e as placas serão as identificações das árvores, gravadas também com o nome dos alunos. Os jovens querem deixar sua ‘marca’”, ressaltou o coordenador.
Segunda Etapa
A segunda etapa da oficina acontece nesta quarta-feira (17) a partir das 13h, na Praça, ao lado do Cras do Conjunto São José. Os alunos plantarão quatro árvores e, partir desta ação, pretendem conscientizar os moradores da região sobre a importância do cuidado com a natureza.