Rondonópolis será polo da segunda edição do Festrilha – Festival de Quadrilhas do Araguaia que será realizada nesta sexta e sábado (17 e 18) no Espaço Cultural Casario, a partir das 20h. A entrada é gratuita e contará com apresentações de quadrilhas de grupos da cidade e região, além de praça de alimentação e shows.
De acordo com a Federação Mato-grossense de Quadrilhas – FMTQ, o Festrilha contará com cinco etapas classificatórias que acontecerão nas seguintes cidades: Rondonópolis, Serra Nova Dourada, Santa Cruz do Xingu, Nova Xavantina, Barra do Garças e Ribeirão Cascalheira.
Estão na disputa quatro grupos de Rondonópolis, sendo eles Caipiras Unidos, Império Junino, Levanta Poeira e Pavio de Candieiro, que terão que fazer bonito para conquistarem a classificação nessa primeira etapa.
Durante o festival, mais de 25 grupos vão concorrer a 150 mil reais em premiações. Cada etapa vai classificar 03 equipes e as 15 finalistas disputam três colocações na final de 22 a 24 de julho, em Ribeirão Cascalheira.
A Comissão Julgadora será composta por cinco pessoas de outros Estados, que não têm ligação nenhuma com grupo de quadrilheiros da competição e que são capacitadas para fazer o julgamento. O júri será responsável por avaliar os seguintes quesitos: coreografia, marcador, figurino, casal de noivos, casamento e casal de Rei e Rainha.