22.1 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Festival Brasil Sabor coloca na mesa a peculiaridade e riqueza da culinária mato-grossense

Cores, cheiros, sabores, muita criatividade e a peculiaridade da culinária regional de Mato Grosso encantam os olhos e deixam aquele gostinho de quero mais para quem apreciou e degustou os pratos exibidos no lançamento do maior festival gastronômico do mundo, o Brasil Sabor. Nesta terça-feira (13.04) o festival foi lançado em todas as capitais brasileiras, reunindo receitas de dar água na boca da culinária de 300 ‘brasis’ dentro de um vasto, caloroso e aconchegante Brasil.
O evento gastronômico organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e patrocinado pelo Ministério do Turismo e Sebrae nacional, com apoio regional dos órgãos de turismo estaduais, traz como tema “Sabores que contam histórias”, em uma grande ação de promoção e valorização da gastronomia brasileira como um diferencial competitivo para o setor de turismo do país.
Em Mato Grosso, duas cidades – Cuiabá e Chapada dos Guimarães – estão no festival apresentando no período entre 15 de abril e 15 de maio em cada um dos restaurantes participantes um prato elaborado especialmente para o evento.
Da diversidade de pescados dos rios mato-grossenses, chefs desenvolveram com muito profissionalismo e criatividade pratos apetitosos e diferentes como o “Carré de Pacu”, regado com pesto de coentro castelo e acompanhamento de nuggets de banana da terra e arroz silvestre. O peixe utilizado no prato é um dos mais populares na culinária mato-grossense e cuiabana. Outros 14 pratos desfilam nesse festival de cores e sabores mostrando a saborosa e nutritiva carne de jacaré em duas opções – filé empanado ou ensopado -, a peraputanga assada na brasa; o tradicional bacalhau e pratos a base de carnes vermelhas preparados e acompanhados de muita criatividade.
No lançamento do Brasil Sabor, na Praça Santos Dumont, em Cuiabá, a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, lembrou que os pratos apresentados nesta edição do festival refletem a criatividade, a peculiaridade do povo mato-grossense e a riqueza cultural. Como importante segmento representativo tanto na economia nacional quanto no setor de turismo, a gastronomia atrai turistas dispostos a conhecer a cultura de cada local representada em um saboroso prato.
“O setor gastronômico em Mato Grosso deu um salto de qualidade espetacular, inovando sem perder os sabores da identidade regional e mostrando a maturidade, a organização e destacando o diferencial do Estado, a exemplo de vários segmentos do turismo que se organizam e buscam sempre a melhoria dos serviços prestados”, argumentou a secretária, ressaltando ainda que a Marca Mato Grosso, criada para dar identidade e maior visibilidade aos serviços e produtos tem também no setor gastronômico um importante canal de promoção do Estado para o Brasil e o mundo.

GASTRONOMIA NA ECONOMIA BRASILEIRA

O presidente da Abrasel Mato Grosso, Luiz Fernando, destacou o festival como mais uma iniciativa que dá ainda maior visibilidade regional e nacional a um dos mais movimentados setores da economia que gera milhares de empregos no País. “A gastronomia está intimamente ligada ao turismo, pois representa em cada prato elaborado a diversidade que cada estado e cada cidade possuem. E o setor alimenta também milhares de famílias de cada colaborador que atua nos segmentos de bares e restaurantes brasileiros”, afirmou Fernando ao ressaltar os números que fazem do setor de alimentação fora do lar um dos mais expressivos economicamente e que vem registrando crescimento constante.
O segmento gastronômico representa 2,4% do Produto Interno Bruto nacional, o que significa quem em 2008, o setor registrou faturamento de 50 bilhões de reais em empresas como bares, restaurantes, lanchonetes e padarias. Do total do orçamento destinado à alimentação do brasileiro, 26% é gasto fora do lar, sendo esta uma das poucas atividades econômicas presentes em todos os municípios e vilarejos do País. Dentro de 20 anos, este percentual deve superar os 40%.
Os estabelecimentos do setor geram cerca de seis milhões de empregos diretos em todo o País, o que corresponde a aproximadamente 8% do total de postos de trabalho. Em Mato Grosso, em torno de 10 mil empregos são registrados no setor – Cuiabá responde por quase 5 mil desses postos em 1.300 estabelecimentos.
Outros números levantados pela Abrasel registram a importância do segmento na economia podem ser compreendidos pela análise da mobilidade profissional e social. O setor absorve mão de obra com pouca qualificação e, muitas vezes, representa para um grande número de pessoas a primeira chance de trabalho, pois 52% dos profissionais empregados têm até 30 anos. Atualmente, as mulheres representam 50% da mão-de-obra do segmento.
O setor de alimentação fora do lar é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento e consolidação do turismo nacional quando se observam números como os apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: o setor responde por 65% dos empregos do turismo relacionados a bares e restaurantes e 31% do PIB gerado.
Nesta quinta edição do Brasil Sabor em Mato Grosso, a seccional da Abrasel homenageou personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de ações ligadas ao setor do turismo. Receberam o troféu Abrasel 2010 os secretários estaduais Vanice Marques (Desenvolvimento do Turismo); Pedro Nadaf (Indústria, Comércio, Minas e Energia), o diretor de Assuntos Estratégicos da Agecopa, Yuri Bastos, representantes do trade turístico, parlamentares federais e um das pessoas mais queridas quando o assunto é bem atender, o garçom ‘Pacú’, da Peixaria Popular.
Fonte:Ass.SEDITUR/MT

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO