GERAL

Indústrias começam a participar de treinamentos do Quali-MT

Indústrias participantes do Programa Mato-grossense da Qualidade (Quali-MT) começaram esta semana a ser capacitadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) para implantação e/ou continuidade da adoção de sistemas de gestão de qualidade nas empresas. Este ano, 40 organizações integram a iniciativa nas categorias Ouro, Prata e Bronze, sendo que algumas inclusive já receberam reconhecimento pela performance satisfatória demonstrada nos relatórios de gestão do Quali-MT. "Aprimorar a gestão organizacional com base nos princípios mercadológicos e normativos da qualidade é fundamental para que as empresas sejam competitivas, uma vez que o consumidor exige constante melhoria nos processos e excelência dos produtos", explica o coordenador da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (Uetec) do Senai-MT, Valdir Souza Júnior.

As indústrias participantes este ano atuam na área de alimentos e bebidas, construção, química, vestuário, tecnologia da informação, plástica, farmácia de manipulação e biodiesel. O primeiro treinamento do Quali-MT ocorreu entre os dias 09 e 11 de agosto, na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt). A coordenadora de gestão de pessoas da Refrigerantes Marajá, Beatriz Bruehmueller, comenta que foram evidentes os resultados positivos na indústria após a adoção do Quali-MT. "Obtivemos melhorias na gestão e, consequentemente, nos processos internos por meio do melhor controle de qualidade". O mesmo diz a coordenadora de qualidade da empresa Biocamp, Michele Prieto. "É o segundo ano que participamos e o Quali-MT tem sido muito importante para o direcionamento na adoção dos critérios de gestão de qualidade. Isso repercute em melhorias contínuas na gestão organizacional e dos processos industriais".

O Quali-MT é uma iniciativa do Programa Indústria em Ação, desenvolvido pelo Sistema Fiemt, por meio do Senai-MT, e o Governo do Estado, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). A proposta do Quali-MT é orientar as organizações para gestão baseada em oito princípios de qualidade (liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimentos, pessoas, processos e resultados) e contribuir para a adoção de práticas inovadoras aliadas aos critérios de excelência estabelecidos no Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). O Programa Indústria em Ação 2011 está em andamento e empresas interessadas em participar da iniciativa podem solicitar cursos ou serviços pelo hotsite http://www.fiemt.com.br/site/industriaacao2011/ ou pelo número (65) 3611-1533.

Fonte:FIEMT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo