A Valec será a empresa responsável pela construção dos trilhos de Rondonópolis a Cuiabá, da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte). A informação foi confirmada pelo secretário estadual extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, após reunião, ontem, com o superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Naboru Ofugi, em Brasília. As obras do trecho de 260 quilômetros têm previsão para início ainda este semestre, e estão orçadas na casa dos R$ 800 milhões.
Francisco aposta que até 2014 os trilhos cheguem a Cuiabá. Segundo Vuolo, a probabilidade de a Valec – estatal subordinada ao Ministério dos Transportes – assumir as obras se deve ao modelo de trabalho da empresa de engenharia, que, de acordo com o secretário, é de forma rápida e viável. “A estatal não assumirá somente no caso de alguma outra empresa se manifestar e apresentar obras mais acessíveis, em tempo econômico”.
No encontro ficaram definidos também as ações para se iniciar os estudos de viabilidade técnica, ambiental e econômica do trecho. Conforme Vuolo, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) tem grandes chances de assumir a responsabilidade dos estudos. Para acertar os detalhes o governador Silval Barbosa estará reunido hoje, em Brasília, com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.
Entrega – O trecho que estava sob jurisdição da América Latina Logística (ALL) foi devolvido ao governo federal, em setembro de 2010. Na época a empresa alegou que abriu mão do trecho porque não tinha condições de assumir prazos para a construção dos trilhos.
Fonte:APROSOJA (Folha do Estado)