23.6 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Feliz Ano Novo “O Humanismo temporário”

O humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior. Desde o século XIX, o humanismo tem sido associado ao Anticlerical herdado dos filósofos iluministas do século XVIII. O termo abrange religiões não teístas (aqueles que crêem em um ou mais deuses) organizadas, o humanismo secular e uma postura de vida humanista.
Feliz Ano Novo: Esta é a saudação mais anunciada e desejada no mundo por todas as nações, e por todos os seres humanos que seguem o calendário gregoniano. O ano de 2015 chega com todas as construtividades, todas as mazelas e todas as expectativas. O ser humano como ser transitório, às vezes apático com tantas desilusões, com tantas ilusões, com tantas vontades e às vezes com tanta preguiça, ainda hoje se deixa levar pela mão do“destino,” e acaba deixando de se conduzir e fazer a sua própria história.
O homem inteiramente universalizado de corpo e alma , em geral tem como alicerce no seu dia a dia o exercício do egoísmo, que gera frieza pessoal, e isolamento que vai desaguar na primeira oportunidade nas barras da corrupção. A falta do preciosismo e afeto nas interlocuções espantam a solidariedade, e o fraternalismo, é um mundo carente segue carente de amor. A pós-modernidade, tem sido a precursora do individualismo, e com todo esse cerco do materialismo, tem atraído para milhões de pessoas no mundo escuridão da infelicidade.
A felicidade é uma busca e uma conquista que deve ser alcançada no dia a dia, já diziam os antigos filósofos; “A felicidade completa e perene não existe, o que existe são momentos felizes.” Longe de querer propor uma utopia, mas a conduta antiética, antiecológica e anti-humana de muitos, aponta para o caminho da intolerância, do desespero e do preconceito.
A ansiedade o desejo de uma renovação é inerente a todo o ser humano, mas a de se ter coragem para uma mudança, que parte de dentro para fora, ou seja, ela se inicia no interior de cada um. Acredito que essa seja uma das etapas mais difíceis na vida de muitas pessoas. É preciso afagar até mesmo a alma do coração em toda a sua plenitude, expressar, promover se envolver no amor de Deus criador que criou todas as coisas sobre o céu e a terra. É oportuno ressaltarmos o famoso axioma, “Não deixe para tarde, o que puderes fazer pela manhã.”
Apesar de tudo, dos bons e dos maus acontecimentos, o ser humano busca cada vez mais uma melhor qualidade de vida, e procura se esforçar também no serviço altruístico ajudando os seus irmãos que estão ainda perambulando pela face da terra. Neste ano de 2015 espera-se que a inflação diminua, que a corrupção seja de vez extirpada do nosso país, que a nossa juventude e os velhos tenham a atenção governamental e o apoio que merecem.
Que as turbulências de 2014 tenham sido úteis para a nossa evolução, que as lições que aprendemos, ainda que duramente possam nos fazer mais tranquilos, maduros e serenos. Que a vida a luz e o amor virtudes maiores provindas de Deus criador do universo possam permanecer protegendo a todos. A luta continua, feliz 2015 a todos, que sejamos cada vez mais conscientes e responsáveis para com o nosso planeta. Muitos crimes ambientais já foram cometidos, vazamento de óleo no mar, resíduos de usinas nucleares ganharam os mares em muitos continentes. A Terra está sendo açoitada, assim como foi Jesus Cristo que exclamou; “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.”

Denis Maris

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO