O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondonópolis (Comciti) divulgou na tarde desta sexta-feira (25) a lista de projetos aprovados para participar da terceira edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondonópolis (Feciti). Ao todo, 76 projetos foram selecionados para serem apresentados à comunidade e concorrer à premiação. A lista completa será publicada no Diário Oficial do município (Diorondon).
A comissão que avaliou os projetos foi formada por representantes das instituições que integram o Comciti, empresas convidadas, instituições de ensino, ONGs e outras instituições que tenham relação com ciência, tecnologia e inovação. Quase 100 projetos foram avaliados pela comissão que inicialmente iria liberar apenas 70 para exposição. Devido a qualidade dos projetos a comissão resolveu aumentar o número de participantes.
Foram aprovados iniciativas científicas e tecnológicas oriundas de escolas municipais, estaduais, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), da Universidade Estadual de Mato Grosso, escolas privadas, Universidade Federal Mato Grosso (UFMT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e faculdades privadas.
A gerente do Departamento de Ciência, Tecnologia, Capacitação e Inovação do município, Ângela Márcia de Souza, explicou que os projetos que foram aceitos com pedido de correção deverão entregar os arquivos corrigidos até o próximo dia 30. “Se eles não corrigirem e devolverem no prazo, os autores vão participar da Feira, porém não estarão registrados nos anais do evento”, lembrou.
Com a divulgação do resultado, os inventores e autores dos projetos devem planejar o que vão expor nos dias 18 e 19 de setembro, na Feira Livre da Vila Aurora. Durante os dois dias os visitantes poderão votar e eleger os melhores projetos.