24.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 22, 2024

Feciti atrai 15 mil visitantes nos dois dias de evento

A 4ª edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Feciti) atraiu cerca de 15 mil visitantes nos dois dias de evento ocorrido em 02 e 03 de dezembro. Considerada uma das maiores feiras do gênero do Estado, a Feciti é realizada anualmente pela Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que conta com parcerias e apoio de diversas instituições.

“Segundo os avaliadores foi a melhor feira da história de Rondonópolis, a qualidade dos projetos aumentou muito, o Papiro (Programa Acelerador de Projetos Inovadores de Rondonópolis) valeu a pena, que é o investimento da prefeitura nos melhores projetos, os técnicos escolheram os 40 melhores projetos, eles apresentaram aqui e houve uma evolução” ressaltou o prefeito Zé Carlos do Pátio.

Para o chefe do Executivo muitos projetos são interessantes para o município. “Eu vi muitos projetos desses que é extremamente interessante adaptar na cidade, na área do trânsito, meio ambiente, agricultura, saúde, o que falta agora é pegar um projeto desse aprimorá-lo e colocá-lo no setor industrial para poder executar. Com a criação da secretaria de Ciência e Tecnologia, isso vai ser providencial, nós vamos continuar ampliando os projetos, esse é o nosso propósito, estamos no caminho certo,” disse Pátio.

Na noite de ontem (03), foram divulgados os melhores projetos expostos. Os critérios para avaliação dos projetos são criatividade, grau de inovação e relevância, potencial de aplicabilidade e avaliação do texto (pré-seleção). Foram premiados os projetos em seis categorias, sendo que o 1º e 2º lugar de cada categoria vai receber R$1.800 e R$700 respectivamente, mais medalha e certificado de premiação.

Os alunos e professores da Escola Municipal Bonifácio Sachetti comemoravam a premiação como melhor projeto pelo “Voto Popular” e na categoria “alunos e professores das escolas do ensino fundamental (1° ao 5° ano)”.

“Eles estão muito felizes, a dedicação e o esforço deles valeu muito a pena, eles estão assim agradecidos por essa conquista. Essas feiras são de extrema importância porque motivam eles, motivam os professores e toda comunidade escolar porque além do aprendizado, a motivação de concorrer a prêmios de competir com os colegas de outras escolas, isso é legal. É um orgulho muito grande para nossa escola” celebrou a diretora Maryella Martinelli.

VENCEDORES

Categoria 1 – Alunos da Educação Infantil

1° lugar: Eu e o Meio Ambiente  (Emei Agton Kayro Leite Dos Santos);

2° Lugar – Os Cinco Sentidos – Emei Machado De Assis

 Categoria 02 – Alunos e Professores de Escolas do Ens. Fundamental Anos Iniciais (1° ao 5° Ano).

1° Lugar: Irrigador solar feito com garrafa pet em horta escolar – Emei Bonifácio Sachetti;

2° Lugar – Bullying na Escola – Happy Code;

 Categoria 03 – Alunos e Professores de Escolas do Ensino Fundamental Anos Finais (6° ao 9° Ano)

1° Lugar: Mental Damage – Happy Code;

2° Lugar: Projeto "Meu Pé de Laranja Lima" Pomar Escolar Agroecológico – Uma Fonte de Aprendizado Ambiental e Etnológico (E.E. Prof. Carlos Pereira Barbosa).

 Categoria 04 – Alunos e Professores de Escolas do Ensino Médio e Técnico e Ensino de Jovens e Adultos (EJA)

1° Lugar: Documentário: A Abordagem do gênero na aprendizagem das linguagens multimodais para estimular a produção textual (E.E. Plena André Maggi).

2° Lugar: Programando o mundo "A robótica do cotidiano". (E.E. Plena Pindorama).

 Categoria 05 – Alunos e Professores do Ensino Superior e Estudantes de Pós-Graduação.

1° Lugar: Comparação do desempenho de diferentes redes neurais na detecção de doença no algodoeiro (UFR).

2° Lugar: Tombador Smart (UNIC ARY COELHO).

 Categoria 06 – Empresários, Inventores e Colaboradores das empresas de Rondonópolis e Mato Grosso.

1° Lugar: SocialPub – Marketplace de Afiliados para o Comércio de Rondonópolis.

2° Lugar: Roça Online (IFMT).

 Projeto com mais envolvimento nas redes sociais.

Rádio Escola (EMEI José Antonio dos Santos).

 Voto Popular

Irrigador solar feito com garrafa pet em horta escolar – Emei Bonifácio Sachetti.

 Assessoria

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO