30 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Fatos históricos do dia 11 como a renúncia do Papa Bento 16 e o Terror de 11 de setembro nos Estados Unidos

O papa Bento 16 anunciou sua renúncia no dia 11 de fevereiro em um discurso pronunciado em latim durante um encontro de cardeais no Vaticano. Ao justificar sua decisão, o pontífice de 85 anos alegou fragilidade por conta da idade avançada.

O Vaticano negou que uma doença tenha sido o motivo da renúncia. Mas, segundo o jornal “O Estado de S.Paulo”, uma disputa interna de poder praticada por ex-aliados nos últimos meses pode ser uma das razões para a tomada de decisão do pontífice. Esta é a primeira vez na era moderna que um papa da Igreja Católica renuncia ao pontificado. A renúncia de bento 16 foi oficializada no dia 28 de fevereiro desta semana.

Mas, fato que se torna interessante para os supersticiosos é que nesta data do dia 11 ocorreram inúmeros eventos fatídicos e marcantes para o mundo inclusive para nosso país.

Vejamos alguns casos abaixo somente a título histórico ou mesmo proféticos:

Terror em 11 de setembro
No dia 11 de setembro de 2001, as torres do World Trade Center de Nova York são reduzidas a escombros quando dois aviões se chocam contra elas. Outra aeronave é lançada no Pentágono, em Washington, e um quarto avião cai na Pensilvânia. Os atentados são atribuídos à rede Al-Qaeda, de Bin Laden.

1998 Testes Nucleares da Índia
A Índia realiza três testes atômicos subterrâneos no deserto de Rajasthan no dia 11 de maio de 1998. Os testes causam revolta internacional, e a Índia passa a integrar o grupo das potências nucleares do mundo. Um balão do Greenpeace sobrevoou o Taj Mahal para protestar contra os testes nucleares.

1996 – O ex-presidente Ernesto Geisel morre em decorrência de problemas respiratórios, no Rio de Janeiro. Seu governo, de 1974 a 1979, iniciou o processo de abertura política, depois do golpe militar de 1964.

1995 – Bill Gates, o milionário dono da Microsoft, compra por US$ 30 mi o manuscritoNatureza: peso e movimento das águas, de autoria de Leonardo Da Vinci.
1991 – O Pasquim, uma publicação que atacava com humor a ditadura militar no Brasil, deixa de circular.

1986 – A Bolsa de Nova York registra a maior queda de sua história até esta data. O índice Dow Jones perde 86,5 pontos.

1981 – Um incêndio destrói 18 dos 22 andares do edifício Barão de Mauá, no Rio de Janeiro

1978 – A China anuncia o fim de 10 anos de proibição da leitura de 70 renomados escritores internacionais como Platão, Charles Dickens, William Shakespeare e Victor Hugo.

1952 – Alemães e israelenses fazem um acordo, estabelecendo que a Alemanha deveria compensar os israelenses com US$ 822 milhões pelos danos sofridos durante a época de Hitler.

1941 – A China declara guerra ao Japão, Itália e Alemanha.

1941 – Segunda Guerra Mundial: aviões britânicos bombardeiam a cidade alemanha de Hannover.

1930 – O Banco dos Estados Unidos em Nova York entra em falência por causa da Grande Depressão, gerada pela quebra da bolsa, em 1929.

1913 – A morte da imperatriz
Em 11 de dezembro de 1826, morria Dona Leopoldina, a primeira imperatriz brasileira. Ela assinou o decreto da Independência, separando o Brasil de Portugal. José Bonifácio pediu que o anúncio fosse feito por Dom Pedro, para evitar represálias por ela ser austríaca. Governou o país duas vezes e idealizou a bandeira brasileira

1864 – Invasão do Mato Grosso pelos paraguaios que arrasam a guarnição brasileira de Dourados.

1823 – Dom Pedro I dissolve a Assembléia Constituinte

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO