28.3 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Falta de chuvas baixa a qualidade de produtos e aumenta preços

Nessa época do ano de seca e estiagem, a qualidade das frutas e verduras acaba sendo prejudicada pela falta de água e o preço de alguns produtos também sofre uma alteração o que implica diretamente no bolso do consumidor.
Conforme as informações do gerente de hortifruti de um supermercado de Rondonópolis (Tend Tudo Super Center), Cleber Prudencio da Silva, nessa época do ano a grande dificuldade é que os preços de alguns produtos praticamente dobram porque os mesmos não são produzidos em Mato Grosso.
Ele explicou que frutas como ameixa, pêssego e tomate são produtos que são comprados em Curitiba e com a estiagem, os produtos ficam mais caros pelas condições do clima e também pelos impostos de exportação.
O gerente afirmou que na época de seca e estiagem os produtos não crescem direito e em contrapartida das frutas e legumes que ficam mais prejudicados e caros, as folhas ficam mais baratas, pois são cultivadas em hortas com irrigação própria.
Segundo Cleber, alguns produtos chegam a custar duas vezes mais que o preço normal. “Com a falta de chuva, o preço aumenta, ás vezes até dobra e a qualidade piora um pouco, os consumidores reclamam”, justificou o gerente.
Já o fornecedor de frutas em Rondonópolis (Goiano), Ernaldo Cabral de Moraes esclareceu que devido ao clima e a falta de chuvas, a durabilidade dos produtos é pouca, no entanto, os produtores têm mais facilidade de manejo dos produtos. “Essa época não é difícil de produzir, quem tem uma boa irrigação, produz bons frutos, o produtor ganha em produtividade e no manejo”, lembrou.
Porém, ele ponderou que caso o produtor não tenha um bom sistema de irrigação, a qualidade dos produtos realmente é prejudicada, assim como a durabilidade do mesmo. “A baixa umidade faz o produto murchar e secar, o que pode prejudicar o consumidor”, ponderou o fornecedor de hortifrutis.
PERÍODO DE CHUVAS
Embora o período de seca seja difícil para o cultivo e cuidado dos produtos, tanto o gerente, quanto o fornecedor de hortifrutis afirmaram que na época de chuvas, o cultivo fica mais difícil.
Eles explicaram que na seca, os produtores ainda podem cuidar da quantidade de água que colocarão em suas respectivas plantações, já com as chuvas, a produção recebe toda água que cai. “Quando começa a chuva, fica mais difícil, porque os produtos recebem muita água e estragam mais rápido”, disse o gerente.
Da Editoria

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO