A Prefeitura de Rondonópolis e a Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (FAESPE) fecharam um acordo para garantir a limpeza das salas usadas pelos alunos da Unemat no município. O serviço será retomado à partir da próxima semana e será custeado com recursos da Fundação. O município deverá assumir os custos após a mudança para a nova sede, construída pela Prefeitura. Ainda não há data prevista para a mudança.
Conforme a secretária Neiva de Cól, a decisão foi tomada em comum acordo.
“Conversamos e ficou definido que a FAESPE assumirá o serviço até que a gente organize a transferência dos cursos para a nova sede”, disse Neiva.
O acordo põe fim a um problema que se arrastava desde a retomada das aulas presenciais, há cerca de dois meses. Neste período os próprios alunos estavam fazendo a limpeza das salas, de forma voluntária, em mutirões.
EXPLICAÇÕES
Pela manhã a assessoria da Unemat havia enviado nota à redação do Regional MT se eximindo da responsabilidade.
“A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) informa que a oferta de cursos em modalidade de turmas únicas ocorre em parceria com as prefeituras e, por isso, a limpeza e a segurança do núcleo pedagógico ficam sob responsabilidade do município”.
O Prefeitura de Rondonópolis mantém três convênios para ofertar os cursos de Letras, Ciências da Computação e Direito. Apenas este último tinha cláusulas prevendo a cessão de servidores para limpeza e apoio administrativo.
O município cedeu uma servidora para a área administrativa e vinha garantindo a limpeza das salas de todos os cursos até a suspensão das aulas presenciais, durante a pandemia de Covid-19.
“O importante é que agora está resolvido, o problema foi superado”, ressaltou a secretária Neiva de Cól.
As aulas dos alunos da Unemat são realizadas na Escola Estadual Stela Maris Valeriano, no bairro Edelmina Querubin.
Conforme a assessoria da Unemat, a universidade tem hoje “15 Núcleos Pedagógicos em todo o Estado, onde são desenvolvidas turmas únicas em modalidades diferenciadas, que atendem as demanda locais. Conta ainda com 13 campus e 12 polos pedagógicos de EAD, em atendimento a mais de 19 mil alunos em seus cursos de graduação e pós-graduação”.
Atenção – Esta matéria foi atualizada às 22h24 do dia 25/05. Diferente do que foi informado anteriormente, a limpeza das salas onde funcionam os cursos da Unemat em Rondonópolis será custeada com recursos da FAESPE. O município só assumirá a responsabilidade pelo serviço após a mudança dos cursos para a nova sede construída pela Prefeitura. Esta informação já foi corrigida no texto.
Eduardo Ramos – da Redação