30 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Exposul Definido esquema de segurança do evento

Convocada pela diretoria do Sindicato Rural aconteceu na manhã desta quarta-feira 07, no Parque de Exposições de Rondonópolis, reunião com organismos públicos para formatação do esquema de segurança para a 42ª Exposul, que acontecerá de 09 a 16 de agosto próximo. Presentes o Coronel PM. Valter Silveira, do 4º Comando Regional de Polícia Militar; Henrique Meneguelo, Delegado Regional da PJC; Major Alcides de Oliveira, comandante Adjunto do 3º Batalhão de Bombeiros; Ari Madeira, Promotor de Justiça da Infância e Juventude.

Francisco de Castro, presidente do SR informou o formato adotado para a Exposul 2014, as necessidades de segurança para sua realização e, num balanço geral do evento em 2013, reconheceu que a atuação integrada da segurança do Sindicato, com os organismos policiais, Prefeitura e, Ministério Público garantiram tranquilidade e segurança para os visitantes do evento.

O Promotor Ari Madeira lembrou as ações realizadas nas portarias do Parque para fiscalizar o acesso de menores, especialmente quando não acompanhados dos pais. “Este ano o controle de acesso e permanência de menores será bem mais rígido. O jovem ou criança só adentrará o recinto na companhia paterna ou com autorização expressa destes, registrada em Cartório. Importante lembrar também a atuação do Ministério Público na fiscalização e controle da venda de bebidas alcoólicas para menores, com a convocação dos pais e penalização dos comerciantes que o praticarem”, afirmou o Promotor.

Henrique Meneguelo, da PJC, informou que, a exemplo do ano passado, será instalado o CISC móvel no interior do Parque de Exposições, para encaminhamento de infratores e visitantes detidos pela Polícia Civil, os quais, ao fim da noite, serão encaminhados para A 1ª DP (antigo Cisc), para elaboração do Boletim de Ocorrência e detenção provisória, se for o caso.

Meneghello afirmou que: “o importante, quando se pensa em segurança de um grande evento como a Exposul, é a articulação entre as polícias civil e militar e a agilidade de ações de repressão e detenção. As pessoas mal intencionadas tem que saber e sentir que há um monitoramento policial diuturno do evento e, as polícias estão preparadas para agir rapidamente na contenção ao delito e o CISC móvel estará no Parque para consolidar o esquema de segurança. A Delegacia móvel funcionará dia e noite, em ações internas e externas ao parque, inclusive com relação aos casos de invasão do Parque através dos muros, que não são muitos, mas serão combatidos”, afirmou o Delegado Regional.

O Comandante da PM Valter Silveira garantiu que a Polícia Militar estará na Exposul 2014 com o dobro do efetivo alocado no ano passado. “Não só na abertura da feira, mas também nos dias 11 e 12, quando da 1ª Rodada de Negócios da Exposul, o Parque estará recebendo o Governador, Ministro da Agricultura e autoridades estaduais e federais. A PM estará presente no policiamento ostensivo do Parque e dos eventos internos da programação da Exposul, para segurança, não só das autoridades, mas sobretudo, da população visitante. É importante lembrar que a revista eletrônica, de todos os que entrarem no parque, será rigorosa e baseada em equipamentos modernos e eficientes. Uma exposição do tamanho da Exposul tem que ter um esquema de segurança proporcional ao seu tamanho”, reiterou o comandante.

Francisco de Castro, do Sindicato Rural informou aos órgãos de segurança presentes que a estrutura de câmeras de televisão de circuito fechado, no interior do Parque será aumentada e todos os visitantes, ao adentrarem o Parque serão filmados. De acordo com o presidente, os rodeios, sorteios de prêmios e shows da Exposul terão início, rigorosamente, no horário. Para tanto será solicitado, através da mídia, que a população chegue mais cedo ao Parque para evitar congestionamentos, atropelos na entrada e disporem de tempo para se acomodar.

“O Sindicato e a Exposul não podem ser responsabilizados pela estrutura de acesso ao Parque, mas podem tomar decisões para facilitar a segurança e o conforto das famílias em visita à Exposul. Começar os shows e rodeios na hora certa é algo que nós podemos nos responsabilizar”, garantiu Chico de Castro.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO